Diagnóstico
Uma empresa fabricante de motores a diesel que estava prestes a lançar um motor recondicionado de fábrica à base de troca.
Porém, os motores sofreriam a concorrência no próprio balcão das distribuidoras oficiais de sua marca, que também, recondicionavam seus próprios motores.
Desafios
• Identificar um diferencial competitivo dos motores a diesel recondicionados de fábrica, perante seus concorrentes diretos;
• Dimensionar o mercado brasileiro de motores recondicionados para determinar a capacidade produtiva efetiva da fábrica.
Custo do não fazer
• Inviabilizar o produto motor a diesel recondicionado de fábrica;
• Colocar em risco a excelência que a marca possuía no mercado de motores a diesel.
Caminhos para o sucesso
• O mercado de motores a diesel no Brasil foi, pela primeira vez, dimensionado pela fabricante;
• Buscar fontes primárias de informaçõe, junto à ANFAVEA, ABIMAQ e montadoras clientes;
• Criar algoritmos que estabeleciam o número aproximado de motores a diesel que precisavam de retífica por ano no Brasil, com distribuição geográfica, separados por modelo.
Resultados
• O mercado de motores a diesel foi dimensionado, permitindo-se calibrar a linha de montagem e alinhar o mercado de autopeças dereposição para esse segmento de negócio;
• Fortalecimento da marca “motor recondicionado de fábrica” e do modelo de negócio “à base de troca” no mercado de motores a diesel em geral;
• O mercado de motores a diesel no brasil foi pela primeira vez, dimensionado pelo fabricante.
Principal negócio do cliente
• Motores a diesel.
Segmento de mercado
• Automotivo.
Solução ou serviço Upsoul
• Planejamento estratégico de mercado.
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