Diagnóstico

O Brasil passou a focar para o modal ferroviário, e com isso, surgiu a necessidade de posicionar o segmento de cimento como protagonista neste negócio, através do consumo de cimento gerado pelos dormentes de concreto.

Desafios

• Não havia sido feito nenhum estudo sobre o modal ferroviário nos últimos 25 anos;

• As privatizações estavam remodelando o setor, fazendo surgir novos stakeholdersno segmento de investidores e novas tecnologias;

• O dormente de concreto era considerado muito caro porque não tinha nenhum estudo estruturado que apontasse a melhor relaçãocusto x benefício;

• O dormente de madeira –incluindo o procedente do desmatamento ilegal –era altamente competitivo;

• A indústria cimenteira nunca havia se voltado para esta oportunidade de negócio, não obtendo massa crítica para avaliar a importância deste segmento.

Custo do não fazer

• Perder o momento histórico para entrar no mercado;

• Permitir que o setor de madeira e plástico dominassem o setor de dormentes.

Caminhos para o sucesso

• Realizar um levantamento inédito do setor;

• Materializar as oportunidades de negócios em consumo de cimento;

• Identificar os principais players do setor;

• Dimensionar o papel das privatizações como novo paradigma a ser seguido na modelagem de negócio;

• Avaliar modelos de Parcerias Público-Privadas e privatizações que ocorreram em outros países;

• Identificar as linhas de crédito potencialmente existentes e a elegibilidade dos players.

Resultados

• Cimenteiras passaram a identificar nos dormentes de concreto uma oportunidade efetiva de negócio, começando a investir no aprimoramento técnico.

Principal negócio do cliente

• Inteligência de negócios no segmento de cimento.

Segmento de mercado

• Construção Civil.

Solução ou serviço Upsoul

• Planejamento estratégico.

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