Diagnóstico
O Brasil passou a focar para o modal ferroviário, e com isso, surgiu a necessidade de posicionar o segmento de cimento como protagonista neste negócio, através do consumo de cimento gerado pelos dormentes de concreto.
Desafios
• Não havia sido feito nenhum estudo sobre o modal ferroviário nos últimos 25 anos;
• As privatizações estavam remodelando o setor, fazendo surgir novos stakeholdersno segmento de investidores e novas tecnologias;
• O dormente de concreto era considerado muito caro porque não tinha nenhum estudo estruturado que apontasse a melhor relaçãocusto x benefício;
• O dormente de madeira –incluindo o procedente do desmatamento ilegal –era altamente competitivo;
• A indústria cimenteira nunca havia se voltado para esta oportunidade de negócio, não obtendo massa crítica para avaliar a importância deste segmento.
Custo do não fazer
• Perder o momento histórico para entrar no mercado;
• Permitir que o setor de madeira e plástico dominassem o setor de dormentes.
Caminhos para o sucesso
• Realizar um levantamento inédito do setor;
• Materializar as oportunidades de negócios em consumo de cimento;
• Identificar os principais players do setor;
• Dimensionar o papel das privatizações como novo paradigma a ser seguido na modelagem de negócio;
• Avaliar modelos de Parcerias Público-Privadas e privatizações que ocorreram em outros países;
• Identificar as linhas de crédito potencialmente existentes e a elegibilidade dos players.
Resultados
• Cimenteiras passaram a identificar nos dormentes de concreto uma oportunidade efetiva de negócio, começando a investir no aprimoramento técnico.
Principal negócio do cliente
• Inteligência de negócios no segmento de cimento.
Segmento de mercado
• Construção Civil.
Solução ou serviço Upsoul
• Planejamento estratégico.
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