Para quem busca tecnologia e inovação para o Varejo, o lugar certo para estar esta semana é a NRF 2018. Para falar sobre este assunto e como vem desbravando o mercado digital, a Via Varejo, foi a única varejista brasileira a se apresentar este ano no maior evento do varejo, que acontece de 14 a 16 de janeiro.
O diretor da Unidade de Negócios Digitais da Via Varejo, Flávio Dias, fez uma apresentação em que mostrou a evolução e toda transformação que as duas marcas do grupo (Ponto Frio e Casas Bahia) tiveram ao migrar parte de suas operações para o e-commerce.
Flávio narrou que há cerca de um ano e meio a Via Varejo não tinha sequer um site estruturado e as operações da marca atuavam totalmente separadas.
Omnichanel Pop – Para alinhar as operações, Flávio explica que nos últimos 18 meses, o grupo fundiu as marcas, alinhou as operações físicas e online e passou a vivenciar todas as possibilidades do Omnichanel, com forte presença online.
Em pouco tempo, a porcentagem de vendas online do grupo saltou para 30%. Segundo Flavio Dias, a opção de retirar o produto na loja, também foi um grande salto para a Via Varejo em economia de gastos com logística.
Investindo em tecnologia – Segundo Dias, os investimentos em tecnologia estão só no começo. A Via Varejo deve fazer um upgrade no que diz respeito a software, tecnologias, gerenciamento de dados e inteligência artificial para oferecer a seus clientes, serviços mais personalizados.
Apesar do forte direcionamento para a operação digital, a Via Varejo, que é fortemente conhecida por suas 967 lojas e mais de 50 mil funcionários espalhados por todo Brasil, não deixa de lado a operação física. Prova disso é a recém-inaugurada loja da Vila Olímpia, em São Paulo, que vai mudar a experiência de compra e a interação com os produtos. A loja possui telas touch que fazem o papel de vitrines infinitas e mostruários interativos em tamanho real. (Em breve, a Upsoul trará mais informações sobre essa nova loja).
Loja Virtual x Loja Física – Quanto ao dilema de que a operação digital deve matar as lojas físicas, Dias ressalta que uma operação fortalece a outra, que cada uma delas tem um caminho a seguir, mas que devem mudar com o tempo.
NOTA: No dia 27 de Fevereiro,em São Paulo, a UpSoul Consultoria apresentará as novidades para o varejo local vistas na ultima NRF, bem como maneiras de aplicar as tendências dentro do negócio de cada varejista. O workshop têm participação dos sócios e consultores da UpSoul Consultoria, além de convidados. Clique aqui para se inscrever!