O VAREJO TRADICIONAL ESTÁ MORRENDO
No próximo dia 23 de agosto estaremos com estande abordando o papel das lojas físicas na nova
realidade do varejo no evento da Startse Varejotech. Venha nos visitar!!
Os avanços tecnológicos, concomitante às mudanças comportamentais dos últimos anos, estão impactando diretamente a jornada de compra dos clientes.
A nova geração de consumidores valoriza a experiência do que a posse de bens, estão tendo acesso como nunca antes às informações sobre as lojas, as marcas e os produtos. A concorrência não é local, mas global – e a preços competitivos. As compras passam a ser feitas a um toque de tela do celular. Nesse momento, as lojas
físicas estão sob fogo cruzado.
A questão que fica: como elas deverão se posicionar para sobreviverem em um mercado cada vez mais competitivo, sem abrir mão da rentabilidade, assegurando a continuidade do seu negócio?
Pessoas compram de pessoas
As lojas estão deixando de ser simples pontos de venda para se tornarem um ponto de experiência do cliente com as marcas. Dentro dessa linha, é fundamental que os lojistas estejam atentos para as dores e para as necessidades dos seus clientes, para as suas expectativas. É muito importante entenderem de forma clara, a persona que está comprando produto. Uma vez que ela faz isso, ela tem que passar a oferecer uma experiência de compra
para o cliente, ela tem que oferecer algo alinhado ao seu propósito e alinhadas expectativa do seu cliente. Muitas lojas, inclusive, tornam-se atrações turísticas e disputam atenção com outras atrações da região.
A tecnologia não é a bala de prata que irá retomar o protagonismo das lojas de varejo.
A tecnologia cumpre um fundamental nesse processo, mas não podemos deixar de considerar a existência de outras possibilidades que vão além da solução tecnológica para resolver esse problema.
Existem muitos exemplos no mercado brasileiro de lojas que continuam com o seu protagonismo, com a sua tradição, sem utilizar a tecnologia como pilar do relacionamento com o seu cliente.
Isso reforça o ponto principal: pessoas compram de pessoas. Se o lojista terceirizar o relacionamento com seu cliente com uma solução tecnológica, é o caminho mais rápido para você ter problemas no futuro e perder competitividade no mercado.
No novo ambiente de negócios, a informação é o novo petróleo.
Não é concebível imaginar-se uma operação de varejo sem uma excelente gestão da informação no sentido amplo do termo. Dessa forma o varejista tem que pensar também do balcão para dentro do seu negócio.
Um melhor serviço para os clientes implica ter-se funcionários bem informados e bem treinados sobre os produtos e o negócio, estarem alinhados com o propósito da empresa, serem embaixadores da loja, esclarecer dúvidas dos clientes, tornarem-se porta-vozes de críticas e sugestões, garantir o processo de entrega Então ele tem
que imaginar que ele tem que oferecer o melhor serviço para o cliente através de funcionários treinados e bem informado sobre negócio ele tem que imaginar esclarecer as dúvidas dos clientes, garantir o processo de entrega e de troca entre outros fatores.
Portanto ,para as lojas físicas manter em seu competitividade e seu protagonismo no varejo, é imprescindível pensar-se em ferramentas de gestão de todos os processos – que abranjam desde as ferramentas de comunicação corporativa, relatórios gerenciais, gestão da informação e ferramentas de business inteligência, ferramentas de gestão da informação, além das ferramentas de marketing digital. Na nossa palestra do dia 23, iremos mostrar as últimas tendências de lojas de varejo da Europa, Estados Unidos e no Brasil e sua aplicação para a realidade brasileira.
Na onda do varejo do futuro, nada melhor que o conhecimento para aumentar a competitividade e buscar empoderamento, — que é uma das palavras da ordem do setor atualmente. Mas como fazer essa transição?
A Upsoul pode ajudar a sua empresa, primeiramente, alinhando cultura, estratégias, estrutura, cenário e processos, análise Financeira e Valuation para na sequencia adaptar essas e outras inovações á realidade dos seus negócios, não importando se é uma startup ou um gigante do varejo.
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