As crises são ocasiões propícias para reavaliar o posicionamento estratégico e, sim, buscar oportunidades, sejam elas para melhorar o desempenho ou criar novos canais de negócio. Foi em função da crise político-econômica surgida no final de 2014 que a Upsoul Consulting – focada principalmente em clientes da construção civil – buscou ampliar a oferta de serviços a novos setores, como vestuário, serviços esportivos, orgânicos, bijuterias e outros. Além da carteira diversificada, a estratégia foi procurar clientes com processos decisórios mais dinâmicos. “O ciclo de aprovação de propostas de consultoria, consideradas B2B, começou a ficar demasiadamente longo nas grandes empresas. Assim, optamos por oferecer soluções menos complexas com prazo de aprovação mais curto. Ou seja, serviços para o setor de varejo”, explica o diretor Uirá Falseti.
A decisão resultou no convite para que o executivo Armando Suzuki Horie, ex-IBM, ex-Serasa e ex-Dotz, integrasse o time de sócios. Horie traz dessas empresas uma sólida experiência em soluções de varejo, tecnologia e marketing.
“Trago à Upsoul este conhecimento de tecnologia, big data, IoT, crédito, cobrança, fraude, CRM e fidelidade aplicados ao varejo. Acredito que poderei somar com novos serviços de consultoria e com o desenvolvimento de novas soluções de tecnologia para construir uma empresa cada vez mais presente no dia a dia dos varejistas”, afirma.
Perfil de cliente
A escolha do varejo como cliente baseou-se também em um perfil de empresas com potencial para adquirir os serviços da Upsoul, cujas especialidades são o Planejamento Estratégico, Processos e Finanças. Como o varejo é muito dinâmico, a Upsoul constatou uma deficiência muito grande dos processos em empresas de pequeno e médio portes dessa área, além de um controle financeiro deficiente e amador, concentrado principalmente no empreendedor.
“Buscamos empresas de varejo que estão em fase de profissionalização, em uma mudança de patamar de negócios e que busquem aumentar a sua competitividade em um mercado cada vez mais difícil de atuar. Hoje já temos soluções para atender desde uma startup, passando pelo pequeno e médio varejo até chegar a um grande varejista”, explica Armando Horie.
São dois os principais setores abordados pela Upsoul. O primeiro é o setor de franquias, mercado que ainda apresenta grandes números (ABF 2016, 4º mercado mundial, R$ 150 Bi). Outro é o varejo de alta frequência voltado a necessidades básicas: supermercados (ABRAS 2016, +7,1%, R$ 340 Bi), farmácias (INTERFARMA, 7º mercado mundial, ABRAFARMA 2015, +12% R$ 36 Bi) e bens de consumo. “Entendemos que, por ser uma compra por necessidade, esta existirá, mas a escolha dos varejistas dependerá da experiência de compra, descontos e fidelidade de seu consumidor”, diz Horie. Segundo ele, o principal diferencial da Upsoul é a sua dedicação aos clientes e o conhecimento do mercado, especialmente em serviços de consultoria, treinamento e soluções de tecnologia. “Em todos os projetos, sempre envolvemos os sócio-consultores no desenvolvimento, evolução e entrega dos projetos. Buscamos sempre trazer inovações que estão ocorrendo em diversos mercados do mundo para o mercado brasileiro.”
O trabalho com o setor de varejo deve ser beneficiado pela atuação da Upsoul com soluções inovadoras, principalmente as provenientes de startups. “As startups estão trazendo inovações disruptivas em todos os segmentos. As mais conhecidas são as Fintechs, direcionadas ao setor financeiro, mas que impactam também diretamente as operações de varejo”, explica Horie. Ele destaca que o varejo brasileiro, tanto e-commerce quanto físico, possui grandes operações financeiras e de crédito, grande volume de compra, venda, estoque e transporte de mercadorias. “Estar perto das startups brasileiras e estrangeiras nos garante um grande aprendizado das transformações que estão por vir em toda esta cadeia. Hoje trabalhamos com soluções consagradas, desde ERP, PLM, BPM até as inovadoras em IoT de logística, de varejo, realidade virtual, plataformas de comunicação e treinamento etc.”, acrescenta.
O diretor Uirá Falseti destaca que a atuação da Upsoul no varejo inclui a prestação de serviços de consultoria em temas como: Tendências de mercado e tecnológicas, Posicionamento estratégico, Introdução de softwares, Processos de gestão, Auxílio na análise financeira de resultado, controle e financiamento. Para incrementar essas frentes, a Upsoul vem promovendo sólidas parcerias com instituições de pesquisa e acadêmicas, como a Universidade de São Paulo (Poli) e Fundação Getúlio Vargas, assim como com importantes players de tecnologia: SAP, Speakap, Seidor, PTC, Alterdata, CHLEBA e outros.
Sobre Upsoul Consulting
A Upsoul Consulting trabalha de forma criativa e objetiva para oferecer a melhor consultoria e soluções para varejistas. Composta por uma equipe de alto desempenho e objetivo de alcançar resultados únicos, a Upsoul procura o melhor mapeamento nos processos e a profundidade do cenário identificado com base em uma análise do perfil de cada cliente.
Com um profundo conhecimento teórico, técnico e prático estruturado do mercado varejista, a Upsoul apoia sua estratégia corporativa em inovação, qualidade e inteligência competitiva. Para isso, usa as melhores ferramentas para alcançar resultados relevantes, únicos e transformadores. O objetivo da Upsoul é oferecer aos clientes soluções que gerem valor, alinhando expectativas com qualidade efetiva e evolutiva nos processos da empresa. A Upsoul otimiza fluxos e estruturas através de uma visão sistêmica, vinculando negócios e ideias a processos.
Jornalista:
Eder Santin
MTb 16439
Cidadela
Email: esantin@cidadela-editora.com.br
Fones: 11 3777-6129 / 11 98596-0964
Site: www.cidadela-editora.com.br
Nota: Dia 27 de fevereiro, a Upsoul promove em São Paulo, o Workshop Pós-NRF 2018 – Tecnologia e Varejo. Num ambiente que prestigia o network e a troca de experiências, o evento vai debater o cenário e as tendências do varejo, e sobretudo, trazer exemplos práticos de tudo que foi apresentado, não só na NRF, mas nas lojas conceitos de Nova Iorque e também em outras feiras mundiais do setor.