A Upsoul, em parceria com a Speakap e THinkers, realizou no último dia 25 de agosto, o 1º Lunch & Learn Upsoul, o tema desta edição foi APP COMUNICA. O evento reuniu profissionais das áreas de RH, Comunicação e Marketing de diversas empresas para discutir algumas mudanças nas relações e nas formas de comunicação dentro e fora das corporações, além de oferecer soluções para falhas de comunicação, apontada como um dos principais gargalos da falta de engajamento e produtividade nas instituições.
Em sua apresentação, a consultora e especialista em RH e Comportamento Humano, Evelise Oliveira traçou uma linha evolutiva dos meios de comunicação e alguns impactos que as novas mídias estão causando no comportamento e no posicionamento de empresas e pessoas. “Antes, a comunicação era lenta e pessoal. Com a evolução da tecnologia, a comunicação passou a ser rápida e impessoal e já não depende tanto do ambiente físico, até porque a internet possibilita a comunicação a quilômetros de distância”, explica ela.
No entanto, apesar de toda revolução, o diretor da Upsoul , Armando Horie, mostrou em sua apresentação que uma parte representativa das empresas não desenvolve políticas e tampouco cultura de comunicação. “63% das empresas brasileira ainda não possuem ferramentas ou práticas de comunicação.”
Ao apresentar o cenário atual das empresas em relação à comunicação interna, Horie enfatizou sobretudo, o comprometimento da produtividade, que muitas vezes são gerados pela comunicação feita de forma incorreta ou simplesmente pela total ausência de ferramentais efetivas. “A ausência de ferramentas estratégia de comunicação é maior causa da falta de engajamento nas empresas. O ideal é que haja total interação entre informação e feedback imediato neste três níveis, empresa-colaborador, colaborador-empresa e colaborador-colaborador”, ressaltou.
De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Gallup, 73% dos funcionários no Brasil não estão engajados nas empresas em que trabalham. “Essa falta de engajamento é um dos motivos da baixa produtividade que o Brasil apresenta em relação a diversos países. Com objetivo de entender e ajudar amenizar este problema, a UPSoul foi em busca de inovação nos Estados Unidos e na Europa, o que resultou na parceria com a Speakap”, Uira Falseti, diretor da Upsoul.
INOVAÇÃO SPEAKAP – Diante do desafio de buscar soluções para ajudar a aumentar a produtividade das empresas brasileira, os profissionais da Upsoul percorreram este ano diversas feiras mundiais, — entre elas a NRF- New York e Euroshop Munique — , e criaram uma parceria com a Speakap, uma ferramenta de comunicação que foi premiada na Europa.
PRÁTICA E MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO – O software Speakap consegue estabelecer a integração multinível dentro das empresas e também possibilita a formação simplificada de grupos, fomentando assim, uma comunicação mais eficaz. “A falta de comunicação produz incerteza e dúvida, gera fofoca, baixa produtividade, atraso na entrega de prazos, mau atendimento ao cliente e rotatividade de colaboradores.”
“Não subestime o poder interno da sua empresa. A organização precisa prestar mais atenção em seus colaboradores, pois dai, pode sair grandes ideias”, Armando Horie Diretor de tecnologia e VarejO.
COMUNICAÇÃO QUE GERA ENGAJAMENTO – A publicação de ideias e de atividades na timeline do Speakap é uma forma de fazer com que os gestores tenham uma visão mais ampla de seus colaboradores. Assim, todos ganham voz e consequentemente se sentem mais motivados e reconhecidos como parte integrante do grupo. O propósito da Speakap é conectar pessoas.
SEGURANÇA BANCÁRIA – Outro ponto crítico abordado no 1º Lunch & Learn Upsoul sobre a comunicação nos dias atuais e refletida dentro das empresas, foi a falta de privacidade que as pessoas estão submetidas nas redes sociais tradicionais. De acordo com Armando, a segurança da ferramenta Speakap impede que agentes externos façam a leitura dos hábitos, pesquisa e consumo, por exemplo. “Com o Speakap os dados compartilhados ficam armazenados na nuvem em um ambiente de segurança bancária”, assegura ele.
A CARA DA SUA EMPRESA – O Speakap é um aplicativo leve, em função de ser totalmente web app. Além disto, a empresa tem a opção de personalizar o aplicativo, com a identidade visual da empresa (as cores do cabeçalho, botões e links).
SPEAKAP NO MUNDO – Atualmente a ferramenta já é usada no mundo todo por empresas como Mídia Market, Rituals, Ikea, entre outros . Ao todo já são 10 mil gerentes, 100 mil colaboradores e 1 milhão de usuários diretos cadastrados. Usuários que afirmam que o APP traz produtividade, desempenho e rentabilidade à empresa de um modo geral.
O 1º Lunch & Learn Upsoul contou com a participação de representantes da ABIESV, Sodebo, ABRADIT (Toyota), Ultragas, QGI, Safra, RIhappy entre outros.
……………………………………………………………………………
BOA COMUNICAÇÃO SPEAKAP PARA TODOS – A Upsoul, junto com seus parceiros, deseja que a comunicação da sua empresa seja cada vez mais efetiva.
……………………………………………………………………………
Quer saber como utilizar a comunicação interna como ferramenta estratégica para aumento de produtividade? E também como promover um ambiente motivador com maior engajamento, colaboração e retenção?
Saiba mais como a Upsoul está fazendo Scale UP dessa ferramenta. Fale conosco!
Telefone: (11) 4367-2881
Acesse e curta nossas Redes Sociais:
Facebook: @upsoulconsulting
Linked In: @upsoulconsultoria
Instragram: @upsoul_oficial