1. Verifique porque a sua empresa quer contratar uma consultoria. Não a chame se você não souber exatamente o que quer.
2. Analise se a sua própria empresa não dispõe de pessoas capacitadas, tempo, informações e recursos para resolver um problema.
3. Apenas contrate uma consultoria se você estiver com um real desejo de mudança, por isso esteja disposto a ouvir o que ela tem a dizer.
4. Procure conhecer o trabalho da consultoria, questione sobre clientes anteriores e resultados obtidos.
5. Verifique o porte, as características e a reputação dos clientes anteriores apresentados como referência, entre em contato com eles.
6. Verifique se há entre as referências, empresas do mesmo segmento, pois indica que o consultor tem experiência no ramo.
7. No caso de consultor independente, preste atenção ao seu tempo de atuação no mercado, analise o risco de ele resolver trabalhar como empregado novamente antes do final do projeto.
8. Consultor que está em início de carreira não deixa de ser adequado e competente, mas geralmente tem experiência na área de sua especialidade e ainda não possui outros requisitos da consultoria, como liderança, por exemplo. Talvez você tenha que assumir essa parte.
9. Não se deixe influenciar por uma empresa de consultoria de renome, isto nem sempre é sinal de competência específica para a sua situação.
10. Se necessário, verifique se o consultor não trabalha com a concorrência, pois ele poderá Ter acesso a documentos sigilosos. Há clientes que exigem esse compromisso, ou o de não divulgação, por escrito.
11. Embora não seja determinante, a estrutura que o consultor possui é um item relevante. Estrutura demais custa caro e pesa no preço dos serviços e estrutura de menos pode não ser adequado para o seu caso.
12. Leia bem a proposta e não tenha medo de pedir detalhes, isto leva ao melhor entendimento do problema.
13. Exija garantias de que após a conclusão do projeto haverá continuidade com autonomia. Assim, não dependerá do consultor, tendo condição de auto-sustentação. A metodologia para isto deve ser adequada.
14. Verifique qual é o código de ética que a consultoria segue.
15. Estabeleça o elo com o consultor, coordenando os entendimentos entre as partes.
16. Não abdique do controle de decisões que envolvam sua empresa, pois você e sua equipe são as pessoas que mais entendem do seu negócio. Estabeleça pontos de controle.
17. Defina as fases da consultoria, e também, como e quando o serviço termina.
18. Acompanhe de perto o andamento dos trabalhos e controle a metodologia e os resultados obtidos. Não fique aguardando que os consultores façam tudo por você, isto é fundamental para o sucesso do projeto.
19. Quando houver treinamento não se esqueça que existem métodos diferentes e curso nem sempre é o melhor. Exija avaliação, além da avaliação de reação, pós-evento.
20. Não tenha medo de elogiar ou de dizer o que não está bem, seja assertivo.
Fonte: IBCO