Você, profissional do Varejo, deve estar se perguntando como fazer para montar de maneira correta, estratégica e otimizada todos os produtos que vai vender aos seus clientes, certo?
Seja na drogaria, na farmácia, no supermercado, no hortifruti, na loja de roupas ou em qualquer segmento do terceiro setor. Esse texto é fundamental para que você tenha boas vendas.
O planograma, também conhecido como plano de gôndola, é uma ferramenta poderosa e eficaz para usar na organização de seu estabelecimento.
Ele é um desenho gráfico que tem por finalidade, não só auxiliar os responsáveis pela reposição de produtos, mas também chamar a atenção dos clientes para uma venda mais rápida e produtiva.
Quando combinado a um bom gerenciamento por categorias – processo que se dá entre fornecedor e varejo – não há como errar, pois essa gestão ajuda o trade marketing a enxugar custos e a apresentar melhores condições para o fechamento do PDV.
Voltando aos planogramas, a metodologia utilizada deve estar necessariamente atrelada ao comportamento do cliente, ou seja, à experiência de consumo.
Antes de colocar seus produtos à venda, analise a necessidade de seu público, o que saí mais.
Deixe à mostra e de fácil acesso os produtos de consumo imediato ou o de maior procura, ao ponto do consumidor bater o olho e lembrar que aquele item é indispensável a ele.
Querem ver exemplos práticos?
Com certeza, vocês já entraram nas Americanas e, ao esperar para passar suas compras no caixa, se dirigiram a um corredor lotado de delícias e/ou coisas úteis: bombons, balas, pilhas, águas e refrigerantes. Assim como ao lado ou à frente do caixa da farmácia ou drogaria você já se deparou com remédios da “farmacinha”: pastilhas para a garganta, analgésicos, vitaminas etc.
O planograma funciona como um gatilho de consumo.
Quer saber como utilizar essa estratégia de forma assertiva em seu negócio? Vamos tomar um café virtual que eu te explico como usar a metodologia no seu negócio.