Em fevereiro deste ano, a gigante Deloitte divulgou ranking com as maiores marcas varejistas do mundo.
Segundo levantamento amplamente divulgado na imprensa, as 250 maiores empresas globais deste segmento geraram cerca de US$ 4,7 trilhões em suas receitas agregadas, o que representa um crescimento composto de 4,1% em relação ao ano anterior.
Apesar da varejista norte-americana Walmart aparecer no topo da lista global mais uma vez, o que mais chamou a atenção deste mercado foi a presença de quatro empresas brasileiras: a Via Varejo (143ª), as Lojas Americanas (211ª), a Magazine Luiza (238ª) e a Raia Drogasil (239ª), respectivamente.
O que elas têm em comum? Por que conseguiram resultados expressivos no mercado de varejo?
A resposta é bastante simples. Todas elas já entenderam e sabem quais são as “dores” de seus clientes. Fizeram a lição de casa e aprenderam que a grande sacada está na experiência de consumo de seu público-alvo.
Todo o mercado, independente de seu segmento, precisa saber que seus pontos fortes e fracos estão ligados, diretamente, aos que os consolidam e os deixam em pé. Não adianta investir rios de dinheiro em estratégias que os seus clientes não vão sequer prestar atenção.
A chave para um bom empreendedor varejista é conversar incessantemente com o consumidor. Tentar se aproximar ao máximo de sua realidade de tal forma que essa vire apenas uma.
O segredo do sucesso não é uma forma de bolo. Ele é maleável, é fluídico e mutável. Negócios também precisam de estratégia para chegar lá.
Conheça nossos cursos e se inscreva!
Veja nossos outros artigos!
- Tendências Disruptivas Que Reinventam O Varejo Mundial
- Criatividade: A Grande Carta Na Manga Do Mercado Varejista