No mundo dos negócios, a tecnologia se tornou um aspecto fundamental para facilitar a vida das empresas e dos consumidores.
A inteligência artificial está se tornando cada vez mais acessível para as marcas que desejam implantar estratégias inovadoras e diferentes para prospectar clientes.
Certamente que ela mudará a perspectiva de compra em todos os níveis e segmentos, mas é importante frisar que ela é uma ferramenta agregadora, ou seja, ela veio acelerar algo que já estava em transição: o comportamento de consumo.
Tanto o espaço físico quanto o on-line possuem peculiaridades que acrescentam valor ao produto e/ou serviço. O meio digital traz mais velocidade, mais comodidade, mais curiosidade na hora de consumir. Afinal, tudo que nos é novo tende a chamar mais a nossa atenção.
No entanto, a tecnologia não nos traz algo essencial na hora da compra: a dedicação na hora do atendimento.
Mas Quintella, eu tenho um atendimento prime no meu negócio. Meu sistema não falha uma vez, minhas entregas são super rápidas, o meu assistente virtual tem feito o maior sucesso com a minha clientela e estou conseguindo superar as minhas expectativas de lucro, mesmo em meio à pandemia.
Perfeito! Esse é um bom raciocínio e case de sucesso de vendas, mas há outros pontos que não devemos deixar de lado.
Atender um cliente com empatia, de forma personalizada, de forma exclusiva é sim um diferencial de mercado hoje em dia. E sabem por quê? Porque atualmente todo mundo migrou para o digital.
Quando vamos comprar algo hoje in loco, podemos perceber a qualidade do tecido com o toque das mãos, saber, de imediato, se estamos sendo bem atendidos pelos vendedores, sentir gostos, cheiros, experimentar roupas ou calçados para saber se nos serve ou não…tudo isso faz parte da experiência de consumo, nos traz proximidade.
Em suma, é preciso conhecer bem o seu cliente para entender quais são os meios e os melhores canais de venda.
Dá para ter o melhor dos dois mundos? Claro que sim!
Elenquei alguns pontos positivos e outros que precisamos ter cuidado ao implementar a tecnologia no varejo.
Estratégias assertivas:
Maior controle sobre as interações – Sistemas que usam IA são mais precisos em todos os sentidos. As informações fornecidas são mais objetivas e o consumidor tem maior controle sobre a conversa.
Disponibilidade 24/7 – Mesmo se você não estiver, os canais de comunicação estarão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com a IA, as marcas podem ajudar seus clientes, mesmo que não tenham condições financeiras ou tempo para responder suas solicitações de forma imediata. Isso faz com que o consumidor se sinta constantemente auxiliado, o que é excelente para a marca.
Agilidade – Resolver problemas de forma mais rápida é um super ponto positivo. Ao contrário dos operadores humanos, assistentes virtuais ou chatbots podem, simultaneamente, ajudar muitos clientes e fornecer respostas em tempo real.
Pontos que precisamos considerar:
A ética por trás do uso da IA – Por se tratar de uma tecnologia relativamente nova, o uso da IA ainda traz questionamentos éticos e morais muito relevantes. Um exemplo desse debate é a questão do controle de dados e como iremos utiliza-lo na medicina. O acesso a prontuários e histórico de pacientes incorporam ramos da inteligência artificial que lidam com uma quantidade gigantesca de dados – e isso só na área da saúde.
Trabalhos repetitivos – Tipos de serviços que são monótonos podem ser realizados com a ajuda da inteligência artificial. Máquinas pensam mais rápido do que os seres humanos e podem ser colocadas para agir em modo multitarefa.
O risco de enfrentarmos altos índices de desemprego – Segundo um estudo realizado pelo cientista Carl Frey (Estocolmo) em 2013, quase 50% dos postos de trabalho nos Estados Unidos estariam em risco nos 30 anos seguintes devido ao avanço da robótica e da inteligência artificial.