Como os revendedores são capazes de inspirar e reter os associados da loja? Os pesquisadores mostram que uma parte da solução é a liderança carismática.
Os retalhistas de tijolos e argamassa enfrentam enormes desafios, já que os consumidores aproveitaram a conveniência de comprar on-line. Para esses varejistas, a presença de funcionários da linha de frente e a interação humana podem desempenhar um papel crucial ao competir contra lojas online. Na verdade, a disponibilidade e a qualidade dos associados de vendas podem reter os consumidores de salas de exposição.
Como os funcionários da linha de frente desempenham um papel crítico na condução da satisfação e do desempenho do cliente, o gerenciamento de atitudes e comportamentos dos funcionários da linha de frente pode ser visto como vital para os varejistas. Um revendedor deve entender os fatores que manterão seus funcionários em linha de frente satisfeitos, comprometidos e no trabalho. Por sua vez, isso exige que os varejistas sejam competentes, não só em habilidades técnicas e gerenciais, mas também em lidar com recursos humanos e vários problemas de liderança.
Liderança carismática na loja
Um estudo recente teve como objetivo explorar como as percepções dos funcionários da linha de frente sobre a liderança carismática do varejista influenciam seus pensamentos e comportamentos relacionados ao trabalho. Os líderes carismáticos são capazes de formular e expressar uma visão inspiradora e comportamento que promovam a impressão de que eles e sua missão são extraordinários. Eles podem criar visões emocionantes do futuro e promover abordagens não convencionais de resolução de problemas.
O estudo mostrou que a liderança carismática tem um forte impacto positivo na satisfação no trabalho dos funcionários da linha de frente. Existem pelo menos duas explicações alternativas para essa descoberta. Como segunda contribuição, nosso estudo mostra que existe uma forte relação positiva entre a liderança carismática e a auto-eficácia dos funcionários da linha de frente.
1: os varejistas devem desenvolver seu próprio comportamento de liderança
Os varejistas devem entender o significado e a importância da liderança carismática no cenário do varejo e devem analisar e desenvolver seu próprio comportamento de liderança a partir desta perspectiva.
2: os varejistas devem colocar mais importância no desenvolvimento e treinamento de liderança
Em particular, os varejistas devem aprimorar sua compreensão dos processos de liderança carismática. Por exemplo, os varejistas devem aprimorar suas habilidades para se comunicar com seus funcionários, já que a comunicação é uma das características mais importantes da liderança carismática. Os varejistas seriam então habilitados a inspirar e encorajar seus funcionários a realizar melhor.
3: os varejistas devem monitorar a satisfação no trabalho e as atitudes dos funcionários da linha de frente
Os varejistas não devem apenas se concentrar em medir a satisfação do cliente, mas também envolver esforços para monitorar a satisfação no trabalho de seus funcionários e outras atitudes de trabalho. Para executar a loja com sucesso, é importante que o varejista entenda a satisfação de seus funcionários com seus empregos, quão forte é o seu senso de pertença à comunidade da loja e como os funcionários percebem o varejista e seu comportamento de liderança.
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Os funcionários envolvidos têm um impacto direto no desempenho geral e na força de uma empresa, portanto, assegure-se de manter os seus funcionários em linha de frente motivados e comprometidos.
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