Quando se trata de notícias sobre o varejo, parece que tudo o que ouvimos é desgraça e melancolia; uma grande cadeia de varejo foi fechada, ou outra imagem de uma rua comercial vazia. Não é de surpreender que muitos novos varejistas comecem a operar exclusivamente online, sob o disfarce de “se você não conseguir vencê-los – junte-se a eles”.
Por outro lado, pesquisas mostram que a experiência na loja ainda é crucial para o sucesso. Em resposta a isso, houve um aumento de empresas trabalhando para uma estratégia de varejo unificada.
O varejo unificado é uma experiência perfeita que combina o melhor das compras off-line e on-line; As experiências na loja ainda são extremamente importantes para a construção de relacionamentos com clientes, e os varejistas on-line precisam de novas formas de diferenciar.
Para ajudar você a pensar em como trabalhar em uma estratégia de varejo unificada, analisamos exatamente o que atrai os consumidores para fazer compras on-line e como você pode aplicar esses elementos a uma loja de varejo física.
1. Minimize o risco de confusão para seus clientes
O menu de navegação em um site oferece aos clientes um caminho claro e lógico para encontrar exatamente o que eles estão procurando. Alguém está procurando camisetas, blusas, sapatos ou roupas infantis? Um bom sistema de navegação significa que, com o máximo de dois cliques, você estará no lugar certo. Ele oferece aos clientes uma visão geral e clareza sobre quais itens eles podem encontrar.
O mesmo princípio se aplica à navegação em lojas físicas; Quanto mais fácil for para seus clientes encontrar o que estão procurando, melhor será a experiência para eles. Colocar um índice na entrada de sua loja que mostre onde todos os itens podem ser encontrados economizará muito trabalho para seus clientes. Melhor ainda, aloque um host de loja para que as pessoas possam perguntar diretamente o que estão procurando para adicionar um toque pessoal à experiência de compra de seus clientes. É como quando você embarca em uma aeronave; você já sabe onde está sentado, mas é sempre bom ser pessoalmente recebido e mostrado ao seu lugar.
2. Crie um ambiente agradável para seus clientes
A única coisa que as compras online geralmente oferecem aos seus clientes é um processo de transação fácil e fácil. O cliente começa a partir da página de visão geral para localizar o que está interessado e, em seguida, passará algum tempo percorrendo todos os produtos. Com um pequeno clique, eles podem colocar seus produtos favoritos no carrinho de compras e, em seguida, pagar os itens rapidamente – o maior incômodo é geralmente ter que levantar de seu assento para localizar sua carteira e cartão de crédito! E se você se distrair ao longo do caminho, seu carrinho de compras lembrará seus itens para permitir que você os compre mais tarde.
Se um varejista on-line criar esse processo para seus clientes on-line, a probabilidade de que eles retornem à loja será aumentada. Um fluxo de usuários positivo e descomplicado ajuda a manter a atenção dos consumidores e aumenta a conversão para compra. E, ao mesmo tempo, se o fluxo de usuários de uma compra on-line é difícil, você pode apostar que os clientes desaparecerão em pouco tempo.
A importância de uma experiência de usuário agradável é exatamente a mesma em lojas de varejo físicas. Se sua loja é um ambiente desordenado, é difícil navegar e parece nunca haver assistentes por perto para ajudá-los, é improvável que seus clientes desejem retornar (ou até mesmo fazer a compra deles!). Assegure-se de que a experiência que você cria para a compra de seus clientes – desde o momento em que entra na loja, até o ponto de compra – seja tão agradável e previsível quanto tomar um chá com sua Nan.
3.Verifique se sua loja está acessível para todos os seus clientes
Assim como um moderno varejista on-line se esforça para trabalhar bem em dispositivos móveis, tablets e computadores, o grau de acessibilidade também deve ser visto como crucial para um varejista físico. Isso pode fazer a diferença entre uma loja onde as pessoas naturalmente querem entrar e armazena onde parece assustadoramente silenciosa.
A acessibilidade começa com os elementos básicos, como: a entrada é fácil de encontrar e convidativa, há uma entrada para cadeiras de rodas e um elevador? Mas a acessibilidade também é sobre variáveis que fazem as pessoas se sentirem à vontade para fazer compras: sua loja está superlotada demais com a equipe e estão se aproximando de seus clientes para perguntar se eles precisam de ajuda com muita frequência?
Há uma linha tênue entre o sentimento de boas-vindas com uma saudação ou pergunta sincera e a reaproximação excessiva dos assistentes de loja. Portanto, uma experiência de integração padronizada para novos colegas é um fator crucial para obter a experiência do cliente correta.
4. Dê aos seus clientes a escolha
Ao configurar os filtros certos ao fazer compras on-line para obter os produtos certos, você pode encontrar exatamente o produto certo que estava procurando. Porque localizar produtos em uma cadeia de varejo físico exige um pouco mais de
Com alguns cliques de um botão, é importante poder se comunicar facilmente com outras filiais, quando necessário, para descobrir se os tamanhos ou itens estão em estoque. Um bom processo para gerenciar isso limitará a dependência do sortimento de lojas de produtos. E, claro, é sempre bom saber quando os produtos que não estão mais presentes estão disponíveis. Os funcionários da Hudson’s Bay viram os benefícios de poder se conectar facilmente entre si para localizar um determinado item.
5. Torne sua loja mais fácil de encontrar
Revendedores on-line que são fáceis de encontrar atraem novos visitantes por meio de mecanismos de pesquisa e, assim, garantem um lugar sólido no cenário de varejo. No entanto, como uma loja física, também é importante ser fácil de encontrar, tanto por meio de mecanismos de pesquisa quanto com o local das lojas. Além dos visitantes que chegam espontaneamente às lojas, também há clientes que pesquisam na internet uma loja que atenda melhor às suas necessidades. Nesses casos, uma alta classificação nos mecanismos de pesquisa é crucial. E quando as pessoas visitarem sua loja, lembre-se de pensar em estacionar nas proximidades e assine os clientes diretos para o prédio.
Excelentes experiências do cliente são criadas pelos funcionários envolvidos A aplicação dos elementos de sucesso dos varejistas on-line aos varejistas físicos cria oportunidades para melhorar a experiência do cliente. Essas oportunidades são realizadas pelos funcionários: são elas que fornecem assistência aos clientes, proporcionam uma experiência de compra agradável, criam um sentimento acessível, oferecem alternativas na escolha de um produto e gerenciam a colocação dos produtos dentro de uma loja. Cuide de seus funcionários, eles acabam controlando o sucesso de sua organização!
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