Você tem que enfrentar regularmente conversas difíceis com seu empregador, ou você se esforça para deixar claro para seus colegas ou até mesmo para seus subordinados diretos quais são os seus desejos? Parece que você pode precisar de alguns primeiros socorros de conversação.
Você também pode gostar de conhecer Erik, Yves e Joeri.
Sobrenome Loodens, que é latim para “brincar”, esses três amigos ajudam pessoas e organizações a restaurar e fortalecer relacionamentos por meio da comunicação. O núcleo de sua fundação sem fins lucrativos é ajudar a desenvolver um entendimento mais mútuo nas relações e organizações humanas.
O elemento chave em seu trabalho é “empatia efetiva”. Através das lentes dessa forma de empatia, eles oferecem “Primeiros Socorros” para conversas em todo tipo de situações; com colegas, amigos ou clientes. Os usuários podem aprender este Primeiros Socorros para Conversas de forma autônoma por meio de cursos oferecidos por Stichting Loodens.
Conversamos com Erik Doesburg, que explicou como a organização deles funciona e como a comunicação poderia ser melhorada no chão de trabalho.
Com quem você trabalha?
“Trabalhamos com todos os tipos de pessoas que querem restaurar ou fortalecer um relacionamento; de pessoas em um processo de paz sírio, a um irmão e irmã que praticamente não falam mais um com o outro, ou a um CEO e um acionista majoritário que não consegue resolver um problema”, eles têm evitado por anos “.
Quais comportamentos você vê mais entre os funcionários?
“Se você ignorar as pequenas coisas, o acaso é que elas se acumularão em coisas maiores no futuro.
O que muitas vezes vemos é que pequenas tensões se acumulam por meses ou anos, com o resultado final sendo que não gostamos mais de estar no trabalho.
Em vez de reclamar com seu parceiro durante anos sobre aquele colega que fica sob sua pele – o que também torna seu relacionamento com seu parceiro menos agradável – eu aconselho a todos que trabalham em equipe a criar o hábito de terminar sentenças com uma questão empática, especialmente em situações tensas.
Perguntas como:
“Qual você acha que seria o resultado ideal?”
“Como esta situação está afetando você?”
Esses tipos de perguntas empáticas funcionam como um lubrificante para conversas abertas. Eles podem ajudar a resolver as pequenas tensões antes que estraguem a sua satisfação no trabalho – com a vantagem adicional de que você não precisará pedir ajuda se a situação ficar fora de controle novamente ”.
Que papel a liderança desempenha nessas situações?
“Quando os líderes trabalham em uma organização que prioriza as necessidades de todos igualmente, a cultura se tornará mais aberta e os talentos dos funcionários serão utilizados de forma mais eficaz.
Algo que os líderes de uma organização podem fazer para incentivar esse tipo de cultura é acabar com toda comunicação – seja pessoalmente, via e-mail ou através da rede social da empresa – com uma pergunta empática, como:
“Isso é algo que você quer também?”
“Você tem alguma dúvida ou preocupação?”
“Eu respondi todas as suas perguntas?”
Dê ao destinatário a oportunidade de lhe dizer se você não respondeu às suas perguntas ou as informou suficientemente.
Quando você percebe que há uma mudança nas pessoas ou em uma equipe?
“Depois de uma experiência incrível.
Durante minha primeira aula de motocicleta, fomos de carro até um estaleiro e o instrutor me disse: basta abrir completamente. Uau, que força e que sensação era essa!
No entanto, nas cinco lições que se seguiram, eu estava circulando lentamente em torno dos cones. Mas por causa dessa primeira experiência, fui inspirado a concluir o trabalho para aprender a lidar com a moto com tanta força.
Isto é o que vemos acontece com o Team Loodens. A primeira vez que as pessoas têm uma pausa é um abridor de olhos – eles geralmente têm arrepios. Então praticamos, para que eles tenham mais e mais desse sentimento em suas vidas. ”
O que impulsiona a mudança?
“O psicólogo Abraham Maslow, famoso por sua pirâmide de necessidades, disse certa vez:
“Não é normal saber o que queremos. É uma conquista psicológica rara e difícil.”
Quando um cliente chega até nós para Primeiros Socorros nas Conversações, a conversa geralmente começa com censuras e com o que o cliente não quer, por exemplo:
“Eles são apenas um narcisista, e eu não sou o único que se sente assim. Toda a equipe faz o mesmo, mas ninguém diz nada. Na semana passada eu tive uma boa idéia, e eles simplesmente não ouviram No final da reunião, eles apenas seguiram a ideia, sem considerar o que eu havia contribuído! ”
Quando usamos empatia efetiva para ouvir o que a pessoa diz estar errado, podemos descobrir o que eles querem. No exemplo acima, a pessoa quer:
Para ser ouvido e entendido.
Sentir que a voz de todos é importante para a equipe.
Clareza em torno do processo decisório.
Uma vez que haja clareza sobre o que eles querem, há espaço e criatividade para fazer algo sobre a situação. Em vez de falar sobre a situação com censuras e o que há de errado com a situação, eles agora podem ver claramente o que querem.
Voltando ao exemplo, dizendo:
“Você é apenas um narcisista!”
É mais difícil ouvir do que:
“Eu gostaria de um pouco mais de clareza sobre como tomamos decisões na equipe, você está aberto para falar sobre isso comigo?”
São essas mudanças que as pessoas fazem, no que diz respeito à comunicação, sustentáveis?
“Vimos que as pessoas mais bem sucedidas em fazer mudanças estão cercadas por apoio estrutural.
Toda vez que você é completamente ouvido e compreendido, seu tanque está cheio. Toda vez que você não é ouvido e entendido em uma conversa, você está correndo no vazio.
A ideia é que, enquanto o tanque estiver cheio, a criatividade e o engajamento no trabalho continuam a fluir. Mas quando está vazio, ficamos presos no relacionamento, no nosso trabalho ou em nós mesmos.
As pessoas muitas vezes se sentem “vazias” depois de situações no trabalho em que sentiam que não estavam sendo ouvidas ou entendidas. Então eles vêm até nós porque querem ajuda. Quando começamos a nossa organização, foi muito gratificante ajudar as pessoas a encherem completamente o tanque.
Mas depois de fazer exatamente isso por dois anos, percebemos que era preciso fazer mais para ver uma mudança mais permanente e sustentável.
Em vez disso, agora facilitamos uma rede de pessoas que se ajudam a “encher seu tanque”, simplesmente com uma sessão de grupo de hora toda semana. Eu estou em mim e acho realmente útil “.
A UpSoul quer ajudar nesse engajamento da sua empresa, por isso trouxe para o Brasil a ferramenta ganhadora Premio de Inovação para o Varejo da Europa em 2017 e a cada dia esta mostrando sua aplicabilidade em outros setores para otimizar a comunicação em todas os níveis hierárquicos das empresas !
Saiba mais sobre a Speakap! Solicite sua demo : Clique aqui!
Saiba Mais:
https://upsoul.com.br/blog/2018/01/23/empoderando-seus-funcionarios-para-que-eles-sejam-o-rosto-bonito-da-sua-marca/
https://upsoul.com.br/blog/2018/05/23/o-engajamento-dos-funcionarios-nao-esta-sendo-eficaz-hora-de-repensar/
https://upsoul.com.br/blog/2018/05/07/10513/