A diversidade e o empoderamento das minorias no Varejo tem sido mote de vários debates nas diversas edições da NRF. Em 2017, os consultores da Upsoul viram o presidente da Virgin, Richard Branson falar sobre a necessidade de se ter mais mulheres em cargos de direção das empresas do setor. E atendendo ao pedido, na NRF Retail’s Big Show 2018, realizada de 14 a 16 de janeiro, as mulheres empoderadas que estão promovendo a transformação em seus negócios abriram as apresentações do segundo dia do evento.
Acompanhe um pouco dos principais insights das palestras das executivas Elizabeth Comstock, ex-vice presidente da General Eletric, Ariana Huffington, CEO da Thrive Global e fundadora do The Huffington Post e Helena Foulkes , vice-presidente da rede de farmácias CVS Pharmacy.
“QUANDO MAIS INOVAÇÃO, MAIS FIEL SERÁ SEU CLIENTE” – Beth Comstock, ex-vice-presidente da General Electric e atual diretora da Nike.
Cabeças diferentes – Se que inovar, procure desenvolver parcerias e equipes com profissionais divergentes e com mindset correto e que estejam dispostos a experimentar.
“Pensadores divergentes, que tragam perspectivas completamente diferentes”
Labs – Assim como as Startups, promova a inovação e a criatividade. Monte laboratórios experimentais e use o espaço para implementar projetos menores. Para inovar não é preciso grandes investimentos;
Experimentando e criando engajamento – Promova teste de interação com seu consumidor, crie grupo de experimentadores para vivenciar ideias e dê espaço para feedback. Desta forma, sua marca cria produtos mais próximos da realidade e já com envolvimento dos clientes;
Mudanças – Os consumidores gostam de quem está em constante mudança. Quanto mais inovação, mas fiel será seu cliente;
A empresa precisa estar disposta a mudar. No entanto, Beth Comstock, diz que os colaboradores são divididos em:
- Loucos por constantes mudanças (30%),
- Os que se dispõem a mudar, mas com cautela (30%),
- Reativos a mudança (30%);
Capacitação – Desenvolva uma política de treinamentos para disseminação da cultura de mudança para evitar demissões para aqueles que estão reativos a mudanças.
“COLABORADORES EXAUSTOS NÃO PODEM OFERECER BOAS EXPERIÊNCIAS” – Ariana Huffington, CEO da Thrive Global e fundadora do The Huffington.
Depois de um colapsou nervoso causado por esgotamento físico e estresse, Ariana Huffington, fundadora de uma das plataformas de notícias de maior sucesso nos EUA, The Huffington Post, passou a defender a desaceleração para melhorar o desempenho no trabalho e promover bom atendimento ao cliente, para isso criou a Thrive Global, plataforma dedicada ao bem-estar e à produtividade.
Você em primeiro lugar –
“Os dados comprovam: quando cuidamos mais de nós mesmos, tomamos as melhores decisões e nos tornamos mais inovadores.”.
O objetivo do trabalho de Ariana ao fundar a Thrive Global é mostrar que pequenas mudanças, uma vida menos conectada gera mais energia.
Para isso, ela dá algumas dicas:
- Ao iniciar os trabalhos, liste três motivos que pelos quais é grato,
- Silencie sua mente por alguns segundo no meio do trabalho,
- Não leve aparelhos para as suas reuniões;
Como você recarrega a sua bateria? –
“Cuidamos melhor dos nossos Smartphones do que cuidados de nós mesmos. Tenho certeza de que todos sabem exatamente como está a carga do seu celular, mas por outro lado as pessoas estão acostumadas a andar por aí sem bateria nenhuma, sem energia nenhuma. E acham que é isso é normal”;
“Se você cuidar de si mesmo tão bem quanto cuida do seu Smartphone, sua vida vai melhorar. E sua capacidade de tomar decisões também.”
“É um erro pensar é preciso estar ligado o tempo todo para fazer sucesso. O ser humano precisa desligar do trabalho para se recarregar”;
Ariana alerta que estar conectado 24 horas por dia, responder e-mails, mensagens e posts imediatamente são o caminho mais curto para um para um colapso. Para evitar essa situação ela defende que as pessoas devem se desligar.
- Nada de celular na sua cama – Ao final do dia o cérebro está super ativo e precisa descansar. Desligue o celular trinta minutos antes de dormir. Celular tira o seu sono, acorda você na madrugada e pode estragar seu inicio de dia.
“É você que determina sua própria agenda, e não os outros.”
- Para o varejo, Ariana alerta que hoje o setor fala muito em experiência do consumidor, experiência na loja, mas como um colaborador exausto por oferecer boas experiências?
“BELEZA É PARA FAZER-NOS SENTIR BEM” – Helena Foulkes , vice-presidente da rede de farmácias CVS Pharmacy
A frente de uma rede CVS, com cerca de 10 mil farmácias, 20 centros de distribuição, um e-commerce, a executiva Helena Foulkes mostrou que é possível ter sucesso e ainda fazer caridade. Helena é membro nos conselhos da Home Depot, do Instituto do Câncer Dana-Farber e da Universidade de Harvard.
Defensora do público feminino, ao identificar que 80% de seu público era feminino, ela decidiu que as modelos nas propagandas da empresas não passariam por retoques de imagem;
“Beleza é para fazer nos sentir bem, não mal. As imagens reais ajudam as mulheres e meninas a se enxergarem como elas realmente são e sentir orgulho disso”;
Negócios – Para aumentar a competitividade, a rede CVS implementou em duas mil lojas um hall com tendências, ou seja, lançamentos de produtos de beleza coreanos.
NOTA: No dia 27 de Fevereiro,em São Paulo, a UpSoul Consultoria apresentará as novidades para o varejo local vistas na ultima NRF, bem como maneiras de aplicar as tendências dentro do negócio de cada varejista. O workshop têm participação dos sócios e consultores da UpSoul Consultoria, além de convidados. Clique aqui para se inscrever!