A China tem muito a ensinar para o mundo sobre o mercado de varejo segundo os especialistas da Upsoul, que durante a NRF 2018 entre outras coisas que viram sobre a China, assistiram a apresentação do vice-presidente do Alibaba nos EUA, Lee McCabe.
“A China é um país que precisa ser levado a sério, o varejo de lá cresce mais rápido que em qualquer País”, Uirá Falseti, diretor da Upsoul Consultoria.
Acompanhe alguns tópicos abordados por Lee McCabe sobre omnichannel sobre o perfil do consumidor chinês, varejo global, tecnologia e muito mais.
- Em relação ao movimento omnichannel a China avança mais rápido que os Estados Unidos, inclusive a frente do Vale do Silício;
- Antes a China era “A indústria do mundo”, e agora isso está mudando para “A China é fonte de consumidores do mundo”;
- A classe média da China cresceu e quer consumir marcas internacionais. Com isso muitas lojas estão exportando para a China;
- A percepção de produtos de má qualidade exportada pela China está mudando. Muitos produtos agora tem a mesma qualidade que outros países, e cada vez mais se vê mais produtos sendo fabricados por lá;
- A China e os EUA são iguais em questão de mercado, mas a China está crescendo mais e mais rápido;
- Em relação ao comércio digital, em um ano a tendência, segundo Lee McCabe, é que 26% dos compradores online no mundo estarão na China. Por isso, quando alguma marca ou empreendedor pensar em e-commerce provavelmente terá que pensar na China. Que atualmente, tem mais de 549 milhões de consumidores ativos no mobile;
- A China é líder em pagamentos mobile e vai ser a primeira nação do mundo a chegar ao ponto de não usar mais dinheiro em papel;
Sobre Alibaba
O Alibaba é uma empresa chinesa de internet que ganhou fama com o comércio virtual, mas também atua em outros negócios, como pagamento online. Com sede na China e atuação em outros países, ela faz frente a gigantes como Amazon e eBay.
Famosa no Brasil por meio do site AliExpress, o Alibaba tem outros 9 sites, entre eles:
- Alibaba , voltado para o atacado;
- Taobao, de compra e venda entre consumidores;
- Tmall, de compra e venda entre pequenas empresas;
- Aliyun, que tem serviços como o AliCloud, de armazenamento de dados;
- Alipay, que tem um sistema semelhante ao PayPal, de pagamento pela internet;
- Alimama, que oferece serviços de marketing para empresários que vendem produtos nos sites do grupo.
- AliBaba Cloud é um dos serviços que mais cresce;
- Dos 549 milhões de consumidores mobile, 520 milhões usam o Alipay;
- 580 milhões usuários na Rede Social YouKu
- 376 milhões de usuários no Youtube Chinês;
Por meio do e-commerce, os produtos chineses entravam em diversos países, agora muitos países começam a exportar para a China
Analytcs e Big Data
O Varejo possibilita levantamento , aferição e análise de dados do consumo e do consumidor. Na China, com essas tecnologias, já é possível saber as novas tendências, e onde há demanda;Em relação aos parceiros, para poder alavancar negócios a China desenvolve mercados com mais transparência quanto aos dados, ou seja, lá eles tem tudo integrado e isso significa ter um panorama amplo de como o consumidor age;
O executivo do Alibaba deu ainda vários exemplos de empresas grandes marcas chinesas com a Sunning, Hema, Tao Café, SmartStores, o que já estão com as operações físicas e on line integradas; que usam QR Code, RFID, entre outras tecnologias
A Realidade virtual tem sido fortemente pensada para melhorar a experiência de compra dos chineses. Atualmente, além da Macys, a Starbucks lançou a maior loja do mundo em Xangai, e com realidade virtual o cliente pode interagir com Storylelling da marca;
A GAP lançou o desfile de suas coleções que passa ao vivo na internet, e permite ao cliente comprar todas as peças da roupa imediatamente na tela do celular;
“A chave é a convergência entre o online e off-line para que possamos oferecer uma experiência significativa ao cliente”.
Essas e outras tendências serão abordadas pelos Consultores da UpSoul no nosso Workshop Pós NRF 2018. Além de ficar por dentro de todas as tendências, você ainda irá aprender como aplica-las na sua realidade de negócio,não perca,inscreva-se!
NOTA: No dia 27 de Fevereiro,em São Paulo, a UpSoul Consultoria apresentará as novidades para o varejo local vistas na ultima NRF, bem como maneiras de aplicar as tendências dentro do negócio de cada varejista. O workshop têm participação dos sócios e consultores da UpSoul Consultoria, além de convidados. Clique aqui para se inscrever!