A sua loja fica em um shopping? Que tipo de experiências este shopping agrega em sua marca?
A gestão dos shoppings tem acompanhado as tendências tecnológicas e de consumer experience para seu público?
Durante a NRF 2018, a consultoria GDR em parceria com a Intel trouxe um case interessante do Randall Park Mall, um império de compras dos anos 70 e 80 que literalmente ruiu e um dos motivos: não acompanhou as transições tecnológicas, sociais e econômicas.
Antes um império de compras, hoje um centro de distribuição
Nada melhor que o case do Randall Park Mall para ilustrar as mutações do varejo nos Estados Unidos nas últimas décadas. Um varejo desenvolvido para atender às necessidades de uma classe média estável, homogênea e próspera. A Amazon tem planos de transformar num centro de distribuição, este shopping, que um dia já foi o maior centro comercial do mundo.
Fundado em 1976, o Randall Park Mall contava com dois milhões de metros quadrados e cerca de 200 lojas. Os negócios começaram a declinar na década de 90 até que em 2002 metade das lojas já estavam vazias. Abandonadas, as estruturas ruíram em 2017.
O que aconteceu com o Randall Park reflete bem o histórico do Varejo americano nos últimos 40 anos. E a Amazon não é o único problema, ou seja, muitos varejistas simplesmente não levaram em conta o cenário em que seus negócios estavam inseridos.
Neste caso, muitos comerciantes estavam sobrecarregados com muitas lojas em locais errados, superestimados, com dívidas e além de tudo isso, não conseguiram responder às mudanças nas faixas de renda, no comportamento do consumidor, e sobretudo nas mudanças tecnológicas dos últimos dos 20 anos
CENÁRIO DOS ÚLTIMOS 20 ANOS NOS ESTADOS UNIDOS
– Migração dos consumidores para o leste devido ao surgimento da classe média chinesa;
– Polarização do trabalho nos Estado Unidos e Europa, em que trabalhos com habilidades médias diminuíram, enquanto a procura por mão de mão de obra com baixa habilidade e cargos mais elevados aumentam, isso em função dos deslocamentos e também pela automação;
Diminuição da classe média americana, a porcentagem caiu de 61% em 1971 para 50% em 2017;
E no Brasil? – Como andam os seus negócios? Como a transição do Varejo online, o cenário político-econômico, e o novo perfil de consumidor vai selecionar e destacar sua marca?
De acordo com os especialistas da Upsoul, as situação atual do Brasil deve ser encarada apenas como um tempo para uma nova abordagem, que acomode todas as novas ferramentas que os varejistas agora têm à disposição, ou seja, inovações que atendem os consumidores ansiosos por novas formas de consumo.
Mais longe por experiências – Mas voltando aos questionamentos sobre shoppings, vale a pena se perguntar como as pessoas escolhem os shoppings que irão passear com a família, fazer compras, almoçar, ter momentos de lazer ou apenas dar uma volta num domingo a tarde. E o mais interessante, nem sempre a resposta é o que está mais perto, mas aquele que causa mais sensações e afinidades.
SAVE THE DATE – Cheiro, cores, arquitetura, lazer, preço, tecnologia, gameficação, o lúdico, a convivência, o interativo, essas são apenas exemplos de palavras que podem explicar algumas das experiências que o cliente espera ao interagir em um shopping antenado com as tendências e com o novo consumidor conectado.
Soluções Upsoul – Entenda a importância de uma boa análise de cenários, do planejamento estratégico e da experiência do cliente, principalmente para o sucesso do Varejo e da longevidade dos shoppings centers brasileiros.
Estes e outros assuntos serão abordados durante o Workshop Pós NRF 2018 – Tecnologia e Varejo que a Upspol – Soluções Inovadoras para o Varejo promove no próximo dia 27 de fevereiro em São Paulo, com o apoio da EAESP-FGV e SpeakAP.
O evento conta com palestras dos consultores da Upsoul, que falarão sobre novas tecnologias e gestão; e do empresário Marcelo Doria, que debater o que o varejo de baixa renda pode aprender com a NRF. No contraponto,Stephanie Stein, diretora de Marketing da S.Stein Joalheiros, vai trazer a experiência de compra no Varejo de luxo.
O workshop trará também vários cases de marcas que estão mudando conceitos e liderando mudanças no setor, como a Levi’s, Ford Rub, Adidas, Nike, GE, Alibaba, Amazon, Walmart, entre outras várias lojas e Startups analisadas pelos nossos palestrantes, principalmente, nas áreas mais badaladas dos Estados Unidos e Europa.
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Muitas vezes basta uma boa ideia para sair na frente!