O termo é uma tradução para “Internet of Things”, que descreve um cenário onde a maioria das coisas utilizadas em nosso cotidiano estarão conectadas à internet.
É comum lidar com a conectividade em seu smatphone, tablet, netebook, entre outros, entretanto, já imaginou se os objetos da sua casa fossem totalmente conectados à internet?
A proposta da IOT (Internet of Things) é fazer com que os objetos se tornem mais eficientes, por exemplo, uma geladeira inteligente que avisa quando certo alimento está acabando ou informa quais mercados estão mais próximos da sua casa, entre outras finalidades.
Essa forma de inovação não se aplica somente no ambiente doméstico, mas pode ser empregada em:
Hospitais e Clinicas: Pacientes podem estar com equipamentos instalados, em sua vestimenta, que informam aos médicos, em tempo real, as informações necessárias para que seja feito um atendimento mais especifico e eficaz.
Agropecuária: Sensores instalados em plantações para informar a temperatura, umidade do solo, probabilidade de chuva, entre outros.
Lojas: Prateleiras inteligentes que indicam, em tempo real, o status do seu estoque, qual produto está sendo mais e/ou menos vendido. Essas informações podem ajudar o lojista a ter controle do seu estabelecimento e se necessário tomar alguma providência em relação a sua estratégia de vendas.
Tecnologias da Internet das Coisas
Há três elementos que precisam ser combinados para termos de aplicação da IOT, são eles respectivamente:
Dispositivos: Eles variam de itens grandes, como geladeiras e carros, a peças pequenas, como, lâmpadas e relógios. O importante é que esses objetos sejam equipados com chips, sensores, entre outros.
Redes de Comunicação: Tecnologias como Wi-Fi e Bluetooth que são usadas pela IOT.
Sistema de Controle: Depois de conectado à internet os dados coletados devem ser enviados para algum tipo de sistema que os trate e os arquive. O tipo desse sistema dependerá da sua aplicação. Uma empresa, por exemplo, pode contar com um sistema M2M (Machine to Machine), ou seja, um mecanismo de comunicação de máquina para máquina.
O cenário apresentado no texto pode apresentar um caráter futurista, porém, a internet das coisas já teve seu início por meio das smart tvs, por exemplo.
É sempre importante para o seu negócio se manter atualizado diante dessa fase de inovação que estamos presenciando, isso faz com que você se destaque no mercado.
Fonte: www.infowester.com