Diante da atual crise político-econômica do Brasil, a inovação tecnológica e a inserção de startups na construção civil se apresentam como um caminho para renovar e alavancar o encolhido mercado da construção civil do país. A mensagem está contida no painel “Desenvolvimento tecnológico e inovação”, a ser apresentado pelo engenheiro Uirá Falseti, diretor da Upsoul Consulting, durante a VII Semana Temática de Engenharia Civil e Ambiental (SeTEC), que ocorrerá entre os dias 14 e 18 de agosto de 2017. A SeTEC é organizada pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civil “Prof. Milton Vargas”, entidade representativa dos alunos da Engenharia Civil da Poli-USP, e nesta edição terá como tema central “A Crise no Mercado de Engenharia”.
A SeTEC tem como principal objetivo aproximar a universidade dos profissionais de engenharia (civil e ambiental) e de outros setores, de modo a dar maior visibilidade do mercado de trabalho e do exercício da profissão de engenheiro aos alunos da escola. O evento surgiu em 2011 com o tema Copa do Mundo no Brasil. Desde então, já debateu: A Cidade de São Paulo (2012); Hidrelétricas – da construção às questões ambientais (2013); Gargalos da Infraestrutura (2014); Grandes Cidades (2015); A Transposição dos Limites da Engenharia (2016) e agora A Crise no Mercado de Engenharia (2017). Nas atividades da semana são tratados, em painéis e palestras, setores como meio ambiente, inovação, logística, real estate e outros. O encontro oferece ainda estudos de caso, minicursos, workshops e visitas técnicas.
Inovação como solução
O painel “Desenvolvimento tecnológico e inovação” contará com profissionais que atuam em parceria com a Upsoul. O seu objetivo é mostrar como as inovações tecnológicas podem impactar de forma benéfica a atividade do engenheiro civil e solucionar problemas decorrentes da crise no mercado.
Em sua palestra, Uirá Falseti apresentará novas tecnologias e tendências para o setor e abordará meios para inovar em momento de crise. A apresentação tem como base as tendências globais apresentadas em três dos maiores eventos do setor: World of Concrete, Bauma e Concrete Show Brasil, todos acompanhados pela consultoria em 2016. O painel incluirá também a participação de Luiz Trivelatto, mentor de projetos PIPE-Fapesp (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas), que dará orientações para o desenvolvimento de projetos de startup que possam ser apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (veja mais em: http://www.fapesp.br/pipe/). Além deles, o painel contará ainda com a presença de André Maynard, da DLoop, para falar sobre comunicação e marketing na apresentação de projetos. Por fim, esses temas serão alinhavados em uma mesa-redonda moderada pela professora Mércia Bottura de Barros. “Acredito que o painel, da forma como foi montado, poderá contribuir com diretrizes mais completas para a realização de projetos inovadores e sua possível inserção no mercado, especialmente em um momento de crise no setor da construção”, avalia Falseti.
VII SeTEC (14 e 18 de agosto de 2017)
Painel Desenvolvimento tecnológico e inovação
Data: 16 de agosto (quarta-feira), às 11h
Local: Escola Politécnica da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, trav. 3, 380 – Cidade Universitária – São Paulo)