Legado para Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Muito honrado com o convite da Escola Politécnica da USP para contribuir como palestrante na aula do Programa de Mestrado Profissional em Inovação na construção civil.
Nesta oportunidade, abordamos conhecimentos, insights e experiências práticas que a Upsoul está utilizando para inovar na Construção Civil.
A palestra foi voltada para os alunos, diretores, engenheiros e entusiastas de inovação no setor da Construção Civil que estejam enfrentando dificuldades no acompanhamento das Tendências de Inovação; no Diagnóstico de Processos; em Estudos de Mercado; no Planejamento Estratégico; na elaboração de uma apresentação Pitch; Valuation; em realizar Apresentação para Investidores e Fundos e criar MVPs.
O Objetivo Foi Mostrar A Jornada Real…
…de como participamos na inovação em nosso ecosistema, mostrando exemplos práticos de Pesquisa de Mercado, Valuation, Pitch para investidores e aceleração.
Destacamos ainda a situação de retaguarda da Inovação na Construção, comparativamente aos diversos outros setores da economia (1): avanço da produtividade, a incorporação da transformação digital na melhoria dos processos, atendimento ao cliente… A introdução do conceito da Indústria 4.0 no setor com a adoção do IOT (Internet of THings), BIGDATA melhorando a competitividade, a manutenção preditiva e corretiva como em diversos segmentos industriais.
Os Problemas Enfrentados pelo Setor
Em síntese, foram mencionados problemas como: problemas da qualidade, atraso de projetos e obras, elevado desperdício, desgaste com o cliente, baixo investimento em P&D, Tecnologia e Inovação, a repetida abordagem do empreendimento ser um protótipo em inovação, a fragmentação da cadeia produtiva, entre outros.
Por outro lado, estamos assistindo neste momento de retomada da economia brasileira, o crescimento em formato da letra “V”, tão desejado pelo ministro Paulo Guedes. No setor de incorporação, isso já virou realidade e já até superou essa fase. No último trimestre móvel, encerrado em julho, as vendas de imóveis cresceram 25% em relação ao igual período do ano anterior, de acordo com o indicador mensal publicado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Enfatizamos a Importância de Acompanhar as Tendências de Inovação na Fonte
Polinizar o conhecimento e integrá-lo com o ecossistema através de curadoria de soluções, meetings, visitas técnicas monitoradas são extremamente importante para acompanhar estes expressivos avanços, que testemunhamos nas principais feiras do setor como Word of Concrete (Las Vegas), BAUMA, NRF, EUROSHOP, Vale do Silício, entre outras.
Em seguida, destacamos também as tendências de Carbono Zero, tratores e equipamentos 100% elétricos, equipamentos autônomos invadindo o ambiente do canteiro de obra.
Assim como, as plataformas digitais comandando, gerenciando equipamentos e respectivos avanços de obras através de IOT, nuvens de pontos, drones… O crescimento dos dispositivos de manutenção preditiva e corretiva dos equipamentos, com telemetria e a geolocalização remota.
Principalmente nos segmentos de Fast Construction e Retail, onde o cliente exige um melhor consumer experience com mobilidade, reutilização, flexibilidade e design. Destacamos também, o avanço da Construção Modular em diversos segmentos, exigindo a integração de diversas fontes de matéria prima e sistemas construtivos como concreto, Bambu, Metais, madeiras.
As Experiências com Diversas STARTUPS na Concepção
Os novos materiais e sistemas construtivos na área de vedação interna e externa, novos Business Model no ambiente Imobiliário e experiências de IOT e Bigdata no setor de Infra -estrutura, foram pontos marcantes deste tópico.
Neste ínterim, foram sugeridas dicas importantes do modelo “startup way” para ajudar a impulsionar as inovações no setor com Squads, modelos de MVP e Design Sprint.
Por fim, acreditamos na disseminação de conexões, mindset, cultura, metodologia ágeis e comunicação integrada no desenvolvimento da cadeia. Com o intuito de auxiliar superar estes desafios de inovação e diminuir nossas angústias com os problemas da construção tradicional. E assim, elevar o setor da construção a um novo patamar.
Aproveito para novamente agradecer esta oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências. E quem quiser saber mais sobre este material e aplicar essas técnicas imediatamente no seu negócio. Click neste link ou entre em contato.
Uirá Falseti
(1) McKinsey (2017) “Reinventing Construction: a Route to Higher Productivity”
#POLI #USP #MBA #empreendedorismo #startups #open #Innovation #UPSOUL