O Growth Hacking é extremamente importante para estratégias empresariais que assegurem a continuidade do negócio, com rentabilidade.
Mas antes de mais nada, é preciso entendermos o que é exatamente o Growth Hacking
Growth Hacking é uma metodologia para gerarmos o crescimento de um negócio, usando DADOS, CRIATIVIDADE e TECNOLOGIA.
Ao contrário do marketing tradicional, o Growth Hacking se concentram não apenas em alcançar e trazer novos clientes, mas também em melhorar o produto.
Quem pode usar essa metodologia?
O Growth Hacking pode ser aplicado por qualquer empresa que queira crescer, mais importante: você precisa ter um Product-Market-Fit: ter um produto onde pessoas ou empresas estejam esperando e que estejam dispostos a pagar por ele. Sem ter esse ponto definido, a estratégia de Growth Hacking não fará sentido. Será como jogar dinheiro fora. E isso é valido das startups até empresas já estabelecidas.
Importante: mesmo para empresas com grande tradição no mercado, é importante continuar verificando o Product-Market Fit o seu negócio, dos seus produtos. Vejam o exemplo das livrarias: não foram as livrarias que decidiram fechar seus negócios quando a Amazon apareceu: foi a capacidade da Amazon em identificar e entregar uma demanda de seus clientes que não estava sendo entregue pelas livrarias tradicionais. Quem está fechando as livrarias são os próprios clientes.
Outro ponto importante: a cultura organizacional. Ela tem que ser participativa, aberta, onde o erro faz parte do processo de aprendizado, onde os funcionários não temam em falhar em suas tentativas, por medo de serem censurados e punidos pelos gestores. Afinal, só erra quem tenta…
Para as organizações, quais as vantagens do Growth Hacking em suas estratégias empresariais em comparação com as estratégias de marketing tradicionais?
• Mensurável : tudo é configurado de forma mensurável para medir a eficácia dos experimentos.
• Eficiente : experimentos em pequena escala são feitos para economizar grandes custos para resultados relativamente pequenos.
• Potencial : você cresce de maneiras alternativas, onde há menos concorrência e os clientes muitas vezes ainda não estão saturados.
O que você pode fazer para que o Growth Hacking dê certo na sua empresa?
Para que essa estratégia dê certo, procure adotar esses princípios:
- Feito é melhor que perfeito
A velocidade é mais importante que a perfeição. Sua prioridade é validar uma ideia o mais rapidamente possível. Com mais experimentos mais simples, maiores as chances de sucesso. Fora que experimentos mais simples são mais baratos. Somente se um experimento der certo que valerá a pena aperfeiçoá-lo.
- Esteja aberto a outros problemas e soluções
Deve-se ter um olhar mais holístico para os problemas de vendas. Muitas vezes uma venda decepcionante podem ser devidos a estratégias de vendas insuficientes, ou direcionadas a públicos-alvo incorretos. - Seja orientado por dados…
A interpretação dos dados é a razão de ser dessa metodologia. Através deles, podem validar suposições e tomar decisões informadas. Além disso, pode-se calcular o ROI por canal de de divulgação da sua marca. Modernas ferramentas de CRM fazem isso automaticamente.
… mas lembre-se: eles não tem todas as respostas
Portanto, o profissional de marketing tem que ser respeitado. Por quê? A razão é que as pessoas tomam decisões com base na emoção , e isso é algo que os profissionais de marketing tradicionais geralmente entendem melhor. Portanto, para uma estratégia de growth ser eficiente, tem-se que obter a SINERGIA entre DADOS RACIONAIS e ANÁLISES EMOCIONAIS.
- Sua empresa tem que ter uma cultura digital
Ter consciência das últimas tendências tecnológicas disponíveis para as atividades de vendas e marketing – e adotá-las, nem que sejam disruptivas e questionem o status-quo da organização. - Elimine os silos de informação e valorize a diversidade
Uma inovação pode vir de qualquer parte dentro da empresa. Desta forma, não existem departamentos melhores que outros, profissionais melhores que outros.
Além disso, a questão da diversidade é fundamental para oferecer diferentes interpretações, diferentes pontos de vista sobre determinado assunto.
Tem-se que combater a cultura onde a política e a hierarquia tradicional prevaleçam, tornando o ambiente favorável para o compartilhamento de ideias.