Não deve surpreender que as expectativas dos clientes estejam em alta; 70% consideram os processos conectados como altamente importantes para conquistar seus negócios. A atribuição de esforços de marketing off-line ainda é um desafio sem fim para os profissionais de marketing, e medir o sentimento do consumidor – em um período de tempo em que você pode tomar medidas de impacto – pode ser um processo complicado. Para conquistar corações (e carteiras), os profissionais de marketing precisam estar mais próximos do consumidor final para interpretar e responder mais rapidamente.
Os modelos de atribuição dentro da indústria avançaram aos trancos e barrancos desde o início dos anos 2000, e a tecnologia certamente se tornou a estrela do programa. Da mesma forma que temos o cuidado de não deixar a tecnologia dominar nossas vidas pessoais (desintoxicação da rede social, alguém ?!), devemos também ter cuidado para não deixar a tecnologia dominar nossos esforços e decisões de marketing, em favor dos pontos de contato humanos. e interações.
Há um ponto de contato humano que os profissionais de marketing de varejo de hoje estão subutilizando: funcionários da linha de frente.
A importância do elemento “humano” – em termos de experiência do cliente – é enfatizada no atual cenário de varejo competitivo, onde lojas físicas estão competindo com varejistas on-line ágeis. Mas quando se trata de nossas campanhas reais de marketing de varejo, além de poder realmente comprovar o ROI dos esforços de marketing off-line, os funcionários da linha de frente costumam ser negligenciados como facilitadores para fechar o ciclo da estratégia das organizações.
Funcionários apaixonados se convertem em clientes apaixonados
No mundo hiperconectado de hoje, onde os consumidores têm informações prontamente disponíveis na ponta dos dedos, a influência que sua equipe de varejo traz para fechar a venda nunca foi tão importante.
Se você visualizar sua equipe de varejo simplesmente como ativadores do processamento de uma transação do cliente, você está perdendo o potencial de maximizar os esforços da campanha. 80% dos clientes dizem que a experiência que os funcionários de uma empresa oferecem é tão importante quanto seus produtos / serviços e, portanto, a experiência do cliente é um ponto de contato vital para as mensagens de sua campanha.
Maximize o impacto do seu touchpoint final da campanha; Transforme sua equipe em uma extensão viva de sua marca, dando aos seus clientes a confiança necessária para continuar com sua decisão de compra.
Funcionários Informados + Clientes Confiantes = Vendas
Coisas inovadoras, certo ?!
Mas, com toda a seriedade, o planejamento do conhecimento adequado do produto entre sua equipe pode ser ignorado em um plano de marketing de ponta a ponta. Você pode executar uma campanha perfeita, alcançando os clientes em potencial de todas as maneiras certas, nos momentos certos … para ter uma experiência decepcionante com um membro da equipe assim que passar pela porta.
Digamos que um cliente visite sua loja para saber sobre um produto que deve ser lançado em breve. Talvez eles pudessem ser desculpados no passado por não terem conhecimento do lançamento deste produto, mas dado que 45% de todas as viagens de varejo agora contêm um elemento de pesquisa móvel, não há realmente nenhuma desculpa para eles não serem informados.
Seja um amplo conhecimento sobre um item doméstico grande ou simplesmente o treinamento adequado para o processo de vendas em um ambiente de serviço rápido: uma força de trabalho investida e informada atendendo a seus clientes é um importante diferenciador de mercado no mercado lotado de hoje. Para conseguir isso, é imperativo que seus funcionários estejam adequadamente atualizados sobre novos produtos, promoções futuras e campanhas de marketing atuais para oferecer a melhor experiência do cliente.
Nossos clientes varejistas globais, reconhecidos por fornecer consistentemente altos padrões de experiência do cliente, registraram um aumento de 10% nas transações de vendas médias desde a adoção de uma ESN (Enterprise Social Network) para conectar-se com suas forças de trabalho de linha de frente.
Agora essas são as coisas que queremos ouvir!
Otimize suas campanhas off-line em tempo real
Repita?
No atual panorama de varejo em rápida evolução, a capacidade das empresas de responder e agir de acordo com as demandas dos consumidores nunca foi tão importante. Basta colocar; você não pode se dar ao luxo de perder tempo descobrindo que seu produto está com defeito ou não está vendendo por causa de um fator comum, ou mesmo que sua campanha de marketing na loja é percebida negativamente pelos consumidores.
Então, como você pode acompanhar a jornada do consumidor off-line, do início ao fim?
Através de seus funcionários da linha de frente.
O feedback de mercado autêntico e preciso permite que você tome decisões de negócios oportunas em horários de campanha críticos e feche a lacuna para entender melhor seus esforços de marketing mais eficazes. Os ESNs permitem linhas de comunicação mais curtas e reduzem as barreiras para o pessoal da linha de frente compartilhar feedback, permitindo as empresas sejam mais ágeis e eficientes para atender às necessidades de seus consumidores. Um de nossos clientes de varejo multinacionais registrou um aumento de 1 a 2% nas receitas, devido ao compartilhamento de informações mais rápido e mais eficaz em relação a novos produtos e promoções dentro de sua organização.
Falando na linha de frente, em escala
Depois de entender o valor que a linha de frente pode trazer para fechar o ciclo das campanhas de marketing, o próximo passo é encontrar uma estratégia e uma solução que permitam que isso aconteça com eficiência. Felizmente, existem soluções por aí (como o Speakap, é claro) que conectam a matriz com membros da equipe da linha de frente que não têm um endereço de e-mail da empresa ou acesso à intranet. O engajamento dos funcionários é apenas um dos muitos benefícios que uma organização ganhará ao estabelecer uma maneira de conectar todos os funcionários. Pesquisas caras e demoradas simplesmente não são necessárias quando você pode acessar depoimentos de clientes, comentários e sentimentos de mercado em uma única plataforma, instantaneamente. Uma solução de ESN não apenas ajudará você a resolver o desafio de provar o ROI do marketing de varejo, mas também fornecerá valor à organização como um todo.
Guia de comparação para seleção de Enterprise Social Network (ESN)
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