O Brasil está empenhado na realização de seu desenvolvimento social e econômico. Este esforço determina o surgimento de um número crescente de problemas técnicos, organizacionais e administrativos. A tendência de globalização da economia vem aumentando significativamente as exigências de Qualidade, Produtividade e Inovação constante de produtos e serviços, pressionando as organizações a acompanhar o ritmo imposto pelos países do Primeiro Mundo, na corrida pela participação no mercado.
Por que consultoria de organização?
A sobrecarga imposta pelas exigências de mudança, aos dirigentes de organizações, cria um contexto onde a utilização de consultoria constitui um recurso ainda mais importante e atual e cujas principais vantagens são:
Visão externa – mais ampla, porque é baseada em atividades exercidas numa diversidade de clientes e serviços;
Neutralidade o consultor não faz parte da estrutura, do equilíbrio do poder e das cadeias de lealdade;
Experiência – na solução de problemas semelhantes, facilita encontrar o “Caminho das pedras”;
Atenção concentrada – o consultor, no cliente, não tem outras tarefas; alavancagem para a ação – o consultor funciona como catalisador, dando um impulso extra para as mudanças acontecerem;
Tarefas temporárias – a organização pode contratar serviços de consultoria para realizar serviços ou projetos limitados, em lugar de contratar especialistas para logo depois dispensá-los.
Os profissionais brasileiros desse ramo de atividade, atingiram elevado nível de proficiência, resultado tanto do permanente aprimoramento técnico como da experiência no tratamento dos mais diversos problemas das empresas públicas e privadas.
Fonte: IBCO