Um segmento, um pilar econômico ou um dos melhores “trend topics” dos últimos tempos? Todas as menções anteriores! O Varejo nos proporciona indagar qual é o seu real significado e o seu verdadeiro fundamento o tempo todo. Talvez seja isso que o torne tão intrigante e apaixonante.
Assim como a moda, esse “ser mutante” – sim, ele tem vida própria – nos traz soluções cíclicas ou reinventadas ao longo dos anos, o que na minha opinião é incrível, pois nos chama a atenção sempre e nos convida a entendê-lo dentro do período em que ele está inserido.
Essa simbiose entre mercado varejista e tempo nos mostra como a lei darwiniana se aplica aos negócios. A oferta e a procura, o customer experience e a necessidade de avançar em direção ao novo faz com que esse grande nicho ensine conceitos funcionais como esse da implementação das dark stores no Brasil.
Você sabe o que quer dizer esse conceito hoje? Eu explico! Trata-se de uma solução inteligente que grandes empresas como Walmart, Magazine Luiza e Carrefour acharam para atender a demanda de compra de seus clientes de forma rápida e segura.
Esse hub urbano está inserido sempre em locais estratégicos e atua como ponto de distribuição de produtos de vendas on-line. As dark stores são lojas fechadas ao público que garantem que seus donos ganhem em agilidade de entrega e tenham redução de custos em suas finanças. Isso não é ótimo? Com certeza é!
Atualmente esse formato é mais utilizado por grandes players, mas isso não significa que ele está fechado em uma bolha. Não! As dark stores ainda estão sendo “digeridas” por muitos donos de negócio.
Com a pandemia, esse processo ficou mais acelerado, porque os e-commerces deram muito certo. Houve um aumento considerável na compra de produtos sem sair de casa, ou seja, além do público procurar algo bom com valores justificáveis, agora ele também quer algo que o possibilite ter uma maior comodidade.
Para se ter uma ideia, segundo pesquisa da Global Consumer Insights 2018, realizada pela PwC, cerca de 45% dos brasileiros têm interesse em fazer suas compras, mesmo que básicas, pela internet.
Isso quer dizer que o cliente está cada vez mais exigente e específico em suas necessidades e tomadas de decisão, notaram? É aí que as empresas precisam atuar. Pensar em soluções de negócio rápidas e assertivas, onde elas não precisarão demandar muita força financeira para que a sua cadeia funcione.
Aqui abro um grande parêntesis. Se o empreendedor ganha em não investir muito dinheiro, ele ganha o dobro, sabe por quê? Porque com a agilidade de entrega, o produto adquire um valor agregado aos olhos do cliente. Logo é mais fácil ele entender um valor maior no fechamento da compra ou que esse possua uma taxa de frete mais alta.Para desmistificar o conceito das dark stores, trouxe aqui cinco benefícios que elas podem trazer para você, dono de negócio:
1) Agilidade de entrega: aqui o seu cliente fica feliz e condicionado a comprar mais vezes da sua marca;
2) Operação full time: diferentemente da maioria das lojas, esse tipo de formato de negócio não fica restrita a horário de funcionamento;
3) Aumento no mix de produtos: isso é excelente, pois você pode surpreender o seu consumidor vendendo itens que são difíceis de achar em lojas físicas comuns;
4) Logística integrada: com um bom planejamento, sua empresa pode criar a própria logística ou definir parcerias mais econômicas e sustentáveis;
5) Otimização de custos: sabemos que manter um espaço próprio ou até mesmo um aluguel de um bom ponto é algo que está cada vez mais difícil de arcar. Por isso, otimização de espaço e tempo podem ajudar a reduzir despesas na sua operação e na hora da distribuição.
As dark stores realmente proporcionam uma gama grande de estratégias para gerar negócios. Obviamente, assim como tudo na vida, elas também possuem alguns contras. Porém, no momento de pensar na cadeia como um todo, ela é de fato uma ótima opção para quem quer vender, inovar, expandir e lucrar.
Quer saber mais sobre como esse processo pode te ajudar? Entre em contato! São infinitas as possibilidades e nuances de fazer tudo acontecer. Terei o maior prazer em ajudá-lo!