O envolvimento baixo pode ser muito prejudicial para o produtividade da sua empresa.
A pesquisa Gallup, publicada em 2015, afirma que só um terço dos funcionários americanos se sentem envolvidos em seu trabalho.
Os funcionários envolvidos são apaixonados por seu trabalho, se alinham com os valores e a visão da empresa e trazem soluções inovadoras e amistosas para o ambiente de trabalho. Os funcionários que não se sentem ouvidos ou que não se sentem parte do time, por sua vez, prejudicam seriamente a empresa e, a longo prazo, o negócio.
Existem três níveis de engajamento. Os resultados da Enquete Gallup mostraram que em 2012 menos de 30% dos trabalhadores americanos se sentiam envolvidos em sua empresa, enquanto 52% não estavam envolvidos com a empresa e 18% totalmente desengajados.
Trabalhadores efetivamente desengajados custam bilhões de dólares americanos por ano e podem prejudicar a empresa. A situação é ainda pior em uma escala global: o estudo de Gallup, que incluiu 142 países, mostrou que apenas 13% dos funcionários em todo o mundo estavam realmente envolvidos em seus empregos.
Os dados da consultoria McKinsey mostram que os funcionários empenhados são os que estão mais motivados e comprometidos com o trabalho, mostram maior satisfação ao desempenhar tarefas, menos estresse e melhor desempenho que os demais.
Os resultados de mais de uma década de análise dos Índice de Saúde Organizacional da McKinsey mostram que de 3 milhões de funcionários de aproximadamente 1.300 organizações podem ajudar a traçar um cenário melhor sobre os problemas causados por funcionários que não se sentem envolvidos.
Os gerentes têm perspectivas muito mais positivas
– Em primeiro lugar, os executivos sentem-se mais eficazes desempenhando papeis motivadores e de liderança, enquanto muitos funcionários se sentem desativados.
– Gerentes seniores têm uma visão muito diferente da realidade na linha de frente.
– A McKinsey mostrou que os executivos em organizações acreditam que estão motivando seus funcionários e que sua empresa irá prosperar no futuro, já os empregados assumem uma posição muito mais negativa sobre isso, não se sentindo motivado e envolvido por seus superiores.
– Executivos seniores também superestimam sua contribuição. 86% dos gerentes acreditam que estão envolvidos e acessíveis para seus funcionários, enquanto que apenas 53% dos funcionários pensam que os gerentes estão demonstrando ativamente a mudança que querem fazer.
Medir e estimular o envolvimento dos funcionários
No entanto, existe uma solução para o desengajamento entre os funcionários. O primeiro passo é medir o envolvimento dos funcionários: uma pesquisa pode medir não apenas o envolvimento e o compromisso de um empregado com a empresa, mas também sua satisfação no trabalho e entusiasmo pela atividade que desenvolve no mundo corporativo. Esses componentes são fundamentais para quem deseja que seus colaboradores estejam dispostos a dar mais de si para a organização e seus clientes.
Medir o envolvimento dos funcionários define a base para a criação de uma cultura de confiança e respeito.
Isso exige uma boa gestão, uma estratégia e excelentes meios de comunicação.
Programas de desenvolvimento para gerentes e funcionários, que estão ligados a métricas e resultados de desempenho cientificamente testados, fazem uma grande abordagem de engajamento de funcionários. Essas medidas podem aumentar a produtividade, segurança, qualidade e lucros. Além disso, as classificações dos clientes são muito mais positivas quando lida-se com funcionários comprometidos.
Esta abordagem dá à empresa uma série de vantagens competitivas. Combinar os pontos fortes únicos de todos os funcionários levará uma empresa ao sucesso. Toda pessoa tem diferentes habilidades, talentos e conhecimentos que os ajudam a fazer o melhor deles todos os dias.
Os estudos mostraram ainda que os funcionários que usam seus pontos fortes todos os dias estão mais envolvidos no local de trabalho.
Os gerentes precisam se concentrar nesses pontos fortes de seus funcionários e apoiá-los no desenvolvimento deles.
A Gallup mostrou que os funcionários dos EUA, quando se sentem apoiados em suas habilidades, 61% dos funcionários estavam envolvidos e apenas 1% permaneceu ativamente desativado. Este resultado dramático mostra que, quando os funcionários são encorajados a usar seus pontos fortes, eles não são apenas mais envolvidos, mas também podem ter melhores e menos probabilidades de deixar seu emprego.
O envolvimento baixo pode ser muito prejudicial para o desempenho geral da sua empresa.
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Fonte 11 Comunicação