Estamos supondo que você já está decidido, certo? Se você vem do espaço de RH, é um especialista interno em comunicação ou foco em operações e experiência do cliente, você já sabe intrinsecamente – é fundamentalmente certo no fundo – que uma plataforma de comunicação de funcionários é o caminho a seguir para sua organização.
Você leu a literatura, digeriu os estudos de caso, assistiu aos vídeos… mas infelizmente seu vice-presidente sênior, CMO, GM regional ou quem detém os recursos, não compartilha seu instinto com os ESNs (e também não tem tempo para fazer toda a pesquisa). Eles pensam no Excel; eles sonham em Powerpoint.
O problema com o engajamento
Tradicionalmente, o desafio de calcular o ROI e criar um caso de negócios robusto para plataformas que conectam e aproximam as organizações é que seus benefícios são lógicos e emocionais. Mas eles não são numéricos.
Parece lógico. Uma plataforma capaz de transformar radicalmente e melhorar a maneira de fazer negócios pode ser analisada de vários ângulos: da simplificação da comunicação de processos de RH (melhor integração, etc.) em um extremo do espectro, para armar funcionários da linha de frente com mais reais Informações em tempo para melhor atender seus clientes do outro lado … com muito mais no meio. Quando existem muitas maneiras de ver as vantagens de uma solução, é difícil calcular um ROI mais linear.
No entanto, aqui na Speakap, temos nosso próprio método para calcular o valor de negócios que usamos com nossos clientes que desejam conectar melhor sua organização.
Os cinco magníficos
Há cinco áreas em que nos concentramos para elaborar o ROI positivo e a economia (mais sobre isso depois) das ferramentas de comunicação:
- Maior Engajamento
- Diminuição da taxa de rotatividade
- Ingresso mais eficiente
- Produtividade aumentada
- Menor absenteísmo
Com base em uma combinação de dados de uso do Speakap, bem como relatórios sobre o uso de ESN e os benefícios da McKinsey e da Forrester, calculamos o seguinte (por funcionário conectado ao seu ESN):
Maior engajamento = aumento de receita de 0,1% devido ao maior envolvimento dos funcionários e conhecimento do produto
Rotatividade de funcionários = redução de 2,5% na rotatividade devido ao maior engajamento e melhor comunicação com a gerência
Maior produtividade = 0,02 horas / mês por funcionário devido ao tempo economizado procurando informações ou compartilhado entre locais
Ingresso mais eficiente = os funcionários atingem produtividade e eficiência completas 25% mais rápido
Redução do absenteísmo = 1,11% para funcionários que não trabalham na mesa e na mesa
Se você usar esses números e multiplicá-los em toda a sua força de trabalho, você deve chegar a uma estimativa sólida para obter seu ROI positivo e lucrativo.
O que é um ROI negativo?
Mas isso ainda não representa o verdadeiro ROI ou business case do ESN. É provável que você já esteja gastando quantias bastante altas para se comunicar sem sucesso com sua força de trabalho por meio de boletins informativos, revistas da empresa, e-mail ou ferramentas que representam riscos legais ou impróprios para fins específicos, como uma intranet.
O custo médio de um e-mail e licença da empresa (como é exigido para a maioria das intranets e ferramentas, como o Yammer) é de cerca de U$$3 por usuário por mês. Mais uma vez, multiplique isso em toda a sua força de trabalho e no calendário, e você verá o que já está gastando.
É claro que os ESNs também não vêm de graça, e – mesmo que você tenha a certeza de alcançar uma porcentagem muito maior de sua força de trabalho de uma forma que eles querem ser alcançados – você ainda precisará levar em conta o custo do seu ESN por usuário.
Mantenha isso simples
Muitas palavras, muita teoria, mas tempo para ir direto ao ponto:
(ROI positivo + ROI negativo) – Custo do ESN = seu caso de negócio!
Quer mais simples ainda? Temos uma calculadora ROI que canta e dança, que faz o trabalho pesado para você…
Preencha os números relevantes, caia de sua cadeira em choque com a quantidade de economia e eficiência que você poderia alcançar e, em seguida, entre em contato.
Nossos consultores amam discutir como um ESN poderia turbinar sua organização.
A UpSoul quer ajudar o engajamento interno da sua empresa,por isso trouxe para o Brasil a ferramenta ganhadora Premio de Inovação para o Varejo da Europa em 2017!
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