Em 08 de março, Dia Internacional da Mulher, é importante levar em consideração não somente a questão de serem pessoas maravilhosas por si só, mas por serem extremamente capazes de ocupar espaços que há muito tempo lutam para alcançar.
De acordo com dados do SEBRAE, nos últimos 20 anos as mulheres conseguiram atingir o comando de apenas 34% dos negócios brasileiros, porém há conhecimento de que 16% delas possuem um nível mais alto de escolaridade do que os homens. E é aí, neste momento, que começamos a questionar por que não se abre mais cargos de chefia para elas ou por que não há incentivos como facilidade de acesso ao crédito para aquelas que querem empreender.
O setor de Varejo e Bens de Consumo é muito amplo e dinâmico e cabe sim, como em tantos outros nichos, um maior poderio desta classe.
Por isso, como forma de homenagear todas as mulheres por um dos 360 e poucos dias – que também são delas – elenquei as cinco damas que lideram, ao meu ver, um mercado muito competitivo, mas bastante gratificante como esse em que atuo.
1- Luiza Trajano: Empresária brasileira que comanda uma das maiores redes de varejo do país, a Magazine Luiza. Mulher de fibra, conseguiu elevar os negócios da família ao ponto de competir, de igual para igual com as principais marcas de seu segmento: as Casas Bahia, o Ponto Frio e as Lojas Americanas;
2- Chieko Aoki: Fundadora da rede Blue Tree Hotels, a empresária possui 23 hotéis em 18 cidades brasileiras. Inteligentíssima, a japonesa naturalizada no Brasil coloca a seu favor a inquietação e a vontade de fazer acontecer.
3- Marie Kakumoto: Junto com o seu esposo, Milton, comandam a Fast Shop, gigante do varejo que possui uma grande operação logística de entrega de eletrodomésticos e eletroeletrônicos;
4- Sylvia Design: A empresária, que ficou conhecida em todo o país por sua animação e criatividade, é um case de sucesso. A marca vende mais estofado por metro quadrado no Brasil.
5- Cristina Junqueira: A brasileira que uniu forças com os sócios David Vélez e Edward Wible para fundar a Nubank, hoje o maior banco digital independente do mundo.