Hoje, gostaríamos de abordar um tema muito falado, mas pouco utilizado pelas empresas de pequeno e médio porte. O Planejamento Estratégico.
O planejamento estratégico é o conjunto de passos e de tomada de decisões que uma organização deve dar para alcançar seus objetivos. Esta importante ferramenta demanda tempo o que é normalmente escasso para o gestor. Pois ele está sempre mais preocupado com as decisões operacionais do que planejar uma base sólida para o futuro da empresa.
Inegavelmente, o planejamento estratégico ajuda e muito em tempos de crise, incertezas econômicas e retomada econômica. Pois vivemos um cenário competitivo e se torna mais difícil se destacar de nossos concorrentes. Então, ao invés de nos preocuparmos somente em produzir, que tal traçar um Planejamento Estratégico que traga eficácia e diferenciais competitivos? Um dos seus principais papeis é dar suporte ao cumprimento de metas comerciais e garantir a sobrevivência da empresa.
Certamente, quando aprendemos a maneira correta de planejar, a empresa pode melhorar seus ganhos. Sem dúvida, sabendo aplicar essa metodologia adequadamente nos permite que a empresa atinja seus objetivos mais rapidamente, criando focos em metas, resultados e análise de KPIs (Key Performance Indicators ou Análise de indicadores de Performance).
Especialistas afirmam, que em um contexto de crise internacional e desaceleração da economia brasileira; as análises de inteligência de mercado, pesquisa de satisfação dos clientes e acompanhamento dos custos são ferramentas bastante importantes na tomada de decisão das empresas. Assim, buscamos dentre as diversas opções, qual a melhor estratégia a ser aplicada diante daquela empresa em particular.
Sobretudo, como o comportamento futuro da economia é incerto, é necessário recorrer a todos meios conhecidos para suportar as tomadas de decisões. Assim o gestor deixa de utilizar o conhecimento prático e passa a buscar fundamentos da administração para fazer suas escolhas.
Trabalhar sem planejamento nos leva a tomar somente medidas que tem eficácia momentânea e incompleta. Sem a eliminação da causa dos problemas, trazendo como consequência, a limitação das ações a serem empregadas.
Portanto, principalmente em tempos de crise, o gestor não deve assumir riscos desnecessários. Saber que a elaboração de um Planejamento Estratégico consistente e conciso objetiva nortear as ações e atitudes a serem desenvolvidas pela empresa durante toda a gestão e pode ser o diferencial da empresa num mercado altamente competitivo.
Que tal iniciar hoje o planejamento estratégico e estudo de mercado na sua empresa? Conheça nossos cases e entre em contato.
Leia nossos outros artigos:
Plantando as Sementes de IOT e Smart Cities na Infra Estrutura Urbana
Qual o impacto da Pandemia no Varejo
A Indústria 4.0 E O Segmento Da Construção Civil
Tecnologia Assertivas para o mundo da Construção