Os consumidores estão mudando a maneira pela qual pesquisam e compram produtos. E o grande desafio do marketing é atender essa nova jornada de compras do cliente de forma eficaz, em meio a um mercado cada vez mais competitivo e pulverizado.
Imagem: IKEA /YouTube
Há uma busca intensa, por parte das empresas, de novas maneiras de interagir com o cliente, disponibilizar informações interessantes e oferecer experiências de compra memoráveis e que gerem fidelidade à marca.
Dentro desse universo, a Realidade Aumentada – RA – tornou-se um recurso tecnológico com enorme potencial de utilização pelas empresas – desde propagandas veiculadas em diferentes mídias, passando pelas lojas físicas e o ecommerce.
A RA é muito eficaz em envolver o cliente e conseguir um maior engajamento, através da oferta de uma nova experiência de compra que permita a sua imersão junto a ambientes e produtos os quais deseja conhecer e obter melhores informações. Através de aplicativos dedicados instalados em lojas, ou via telefones celulares e tablets, o cliente pode interagir, em qualquer local e a qualquer momento, com o protótipo do produto. Bastam alguns cliques.
No pós-venda, o RA é muito útil para instruções de para montar, instalar, solucionar problemas e manter seus produtos com êxito. Dicas de decoração e manutenção dos produtos também contam com a praticidade da RA para assegurar um relacionamento ainda mais efetivo com o cliente.
Além disso, a RA é rentável para a empresa. Apresentando um custo x benefício interessante, ele reduz a jornada de compra do cliente, aumentando os índices de conversão e antecipando a decisão de compra. E antecipar a compra significa antecipar o fluxo de caixa advindo com a venda do produto.
As empresas podem ainda coletar muitos dados sobre sua utilização – sempre enfatizando as questões ligadas à privacidade dos dados dos consumidores.
Quando a interação é feita dentro de um estabelecimento de varejo, a coleta de dados e as ferramentas de medição precisam ser ainda mais especificas, principalmente quando envolvem a ativação de ferramenta através de um código em uma propaganda ou mesmo no objeto de interesse do cliente.
A IKEA, em parceria com a PTC, criou aplicativos para compras baseado na AR, o IKEA Experience. Tais aplicativos vêm obtendo sucesso e trazendo resultados bastante interessantes para a IKEA e para seus clientes.
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