A construção modular é o mais recente estágio na evolução dos sistemas construtivos.
Na verdade, a construção modular não é um conceito novo.
Um carpinteiro londrino, Henry Manning, projetou uma casa que foi construída em módulos, depois enviada e montada por emigrantes britânicos na Austrália. Eram conhecidos como os chalés Manning. E o ano era 1837!
Atualmente, o conceito de construção modular evoluiu e se aperfeiçoou enormemente. As melhorias tecnológicas, demandas econômicas e mudanças de mentalidade do setor está atraindo uma onda sem precedentes de interesse e investimento na solução.
A construção modular é vista como um método eficiente que deixa menos pegada de carbono, comparando-a aos demais sistemas construtivos.
Mas ainda há muita confusão sobre o que é construção modular.
Muitos acreditam que ela ainda é sinônimo de construção pré-fabricada. Entretanto, ela é muito mais do que isso.
Na realidade, a construção modular é uma evolução, um a versão mais moderna e completa da construção pré-fabricada. Os módulos são produzidos em uma fábrica e são levados, por caminhão, até o canteiro de obra, onde é montado com ajuda de guindastes em uma base pré-definida.
Esse modelo construtivo combina a velocidade de construção, o controle de qualidade e a facilidade de instalação construtivo. Uma solução adequada para o cumprimento de cronogramas e orçamentos do projeto, com alta qualidade com redução do impacto ambiental”.
E traz uma série de vantagens, dentre as quais destaco:
1 – a construção da obra é deslocada do canteiro de obras para uma fábrica
Por décadas, a construção civil ficou com sua produtividade estagnada, comparativamente a outros segmentos de mercado. Entretanto, o surgimento de novas tecnologias permitiu , à indústria da construção civil, adotar modelos produtivos similares da indústria automotiva. A construção modular significa um significativo aumento de produtividade nos processos construtivos: módulos construídos mais rapidamente e com melhor qualidade.
2 – aumento da velocidade da construção
Uma construção modular é construída em muito menos tempo do que uma construção tradicional. , sob rígidos regulamentos de controle de qualidade
Os módulos são construídos sob rígido controle de qualidade e projetados para se integrarem de forma ágil, de forma que várias etapas do projeto possam ser executados simultaneamente. O índice de retrabalho é mínimo, quando não inexistente.
A montagem do sistema independe das condições meteorológicas: isso aumenta a eficiência do trabalho canteiro de obra. Além disso, pelo fato dos módulos serem construídos em uma fábrica, dentro de um ambiente protegido das intempéries, evita-se dados aos materiais. Na medida em que não existem matérias-primas no local, evita-se o furto nos canteiros de obras.
Isso significa obras dentro do cronograma, respeitando a previsão orçamentária.
3 –redução do impacto ambiental
Em um canteiro de obras onde a construção modular está sendo realizada, o índice de desperdícios de material é mínimo. Consequentemente, geração de resíduos é pouco significativa.
Além disso, o uso das matérias primas para a construção dos módulos nas fábricas é muito eficiente: as sobras de matérias primas oriundas da construção do módulo são reprocessadas e reincorporadas na linha de montagem dos módulos.
4 – redução dos problemas técnicos.
Como a construção modular é desenvolvida dentro de um uma fábrica, isolada do canteiro de obras, as matérias-primas são armazenadas de forma mais adequada, em um ambiente controlado. Danos como mofo, bolor, umidade, ferrugem, danos causados pelo sol e chuva são, praticamente, inexistentes. Desta forma, a possibilidade de surgirem patologias na obra são muito baixas. Com isso, a qualidade final da obra é superior, aumentando sua durabilidade.
Desta forma, acredito que será questão de tempo para que a construção modular seja incorporada como uma solução usual no mercado brasileiro. Suas vantagens são claras face à construção tradicional, vantagens essas que vem de encontro a um novo modelo de negócio no setor, que privilegia cumprimento de prazos, respeito ao orçamento e que minimize os impactos ambientais. O aumento de produtividade que ela representa, respeitando cronogramas e orçamentos, poderá remodelar significativamente a maneira pela qual construímos hoje, impactando no mercado industrial, comercial e habitacional, onde poderá, inclusive, ajudar a resolver a crise habitacional junto á baixa renda, oferecendo casas melhores e mais baratas.
Queremos TRANSFORMAR A CONSTRUÇÃO em uma INDÚSTRIA MODERNA e eficaz e fazer da JORNADA DO CLIENTE uma EXPERIÊNCIA ÚNICA!
Participe de nossa pesquisa para ajudar a evoluir a construção modular no país.
#Aratau #ConstruçãoModular #FGMF #TEXTACONSULTANCY #Inovação