Você já ouviu falar em Trade Marketing? Atualmente essa área tem sido extremamente estratégica dentro das empresas e do mercado brasileiro, principalmente pelo nível de competitividade e por nossa situação econômica. Assim, o novo consumidor, que tem comprado baseado na necessidade, confiança ou diferencial, exige cada vez mais das empresas . Como gerar esses interesses e atender suas expectativas? Antigamente, eram simplesmente ações em PDVs (Pontos de Vendas, tanto físicos (lojas físicas), quanto on-line (internet, Apps, e-commerce), mas hoje são criadas empresas especializadas, departamentos exclusivos, estruturas completas e complexas, ferramentas e tecnologias inovadoras, altos investimentos e até cursos de Pós-Graduação em Trade Marketing para os envolvidos. Não basta apenas estar bem exposto, deve-se planejar, executar e controlar as ações e decisões estratégicas da empresa. Quer entender melhor? Separamos alguns dos principais benefícios de uma empresa que conta com a área do Trade Marketing:
- Bom conhecimento do mercado
A área do Trade Marketing está ligada a inteligência por trás das ações. Ou seja há uma busca pelas necessidades do mercado através de sistemas e B.I. ( Business Inteligence), através de pesquisas e dados reais. Todas essas informações ajudam a identificar onde vende mais ou menos, quais são os produtos de maior ou menor procura, os preços dos concorrentes entre outras descobertas que só ajudam na hora de elaborar o melhor jeito de vender.
- Ações direcionadas
Com toda essa pesquisa feita sobre o mercado em que se quer vender o produto ou serviço fica mais fácil, e assertivo, realizar ações direcionadas nos Pontos de Vendas (PDVs). Ações que podem ser ativações de produtos, treinamentos técnicos e de vendas, eventos, espaços em PDV, mídia cooperada, promoções, divulgações, degustações, eventos sazonais, aniversários de lojas e produtos, lançamentos entre outros.
- Controle de ações e resultados
O Trade Marketing também é importante para controlar as ações dentro da empresa, com base nas metas e nos objetivos impostos, colhendo os “feedbacks” para a melhoria nas próximas tomadas de decisões. A consequência dessas análises sã maiores flexibilidade e resultados melhores aos negócios.
- Integração com os demais departamentos
A área de Trade Marketing também se integra com os demais departamentos e suas respectivas responsabilidades e necessidades, comunicando, agindo e tomando decisões na empresa como um todo , normalmente em reuniões mensais ou semanais de S&OP (Sales & Operation Planning / Planejamento de Vendas e Operações), visando as principais necessidades de Estoque x Venda e Visibilidade da Marca desta área determinante para o mercado.
- Traz resultados positivos nas vendas
O Trade Marketing ajuda na hora das vendas? Sim, ele impacta diretamente nas vendas. Suas ações assertivas, representam o sucesso para reposição de novos produtos, no “giro” do estoque, na visibilidade das marcas e seus lançamentos, além de fidelizar clientes e colaboradores. Ao mesmo tempo que, com sua inteligência, controla e planeja novas situações de negócios, suas ações e decisões devem focar nas vendas e, caso um produto fique estocado por muito tempo, importante diminuir seu planejamento de produção e distribuição e aumentar as ações direcionadas ao seu público.
Como você pode tornar melhor a área do Trade Marketing de sua empresa
A resposta é simples: se comunicando cada vez mais com todas as áreas e tornando os funcionários cada vez mais engajados. A consultoria de Marketing e Vendas, da Life Digital Market , tem uma dica muito eficiente para melhorar esse engajamento de toda equipe e fazer as vendas decolarem! Uma maneira simples de ter essa comunicação é utilizando as ferramentas certas, como a Speakap. Um sistema desenvolvido na Holanda, que ganhou o prêmio de Inovação para o Varejo na Europa. Com essa plataforma é possível integrar melhor os times, e ver os resultados estratégicos e nas vendas ficarem cada vez melhores. Clique aqui e solicite uma versão demo e veja como essa solução pode melhorar ainda mais o Trade Marketing do seu negócio.
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