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Comunicação,Startup,Tecnologia

Envolvidos ou Inertes?

Posted on 31 de outubro de 201731 de outubro de 2017 by alexandre
31
out

Qual o nível de engajamento de sua equipe?

As organizações estão discutindo arduamente a questão do
empoderamento dos funcionários e o que fazer para que se envolvam cada vez
mais com a empresa. No entanto, não basta cobrar deles uma postura
diferenciada, se os seus líderes não estão preparados para este novo modelo
de gestão, e, sobretudo na forma de se comunicar.
Os líderes gerenciais são responsáveis ​​por envolver e desafiar seus
funcionários nesta missão e para isso, é preciso que deleguem tarefas de
acordo com as habilidades de cada um, para que o funcionário possa se sentir
satisfeito e fazendo a diferença em seu trabalho.
Os funcionários envolvidos têm um impacto direto no desempenho geral
e na força de uma empresa.

Raio-X no engajamento – De acordo com a pesquisa internacional Gallup
State of the Global Workplace 2013, existem três tipos de envolvimento de
funcionários:

ü Envolvidos – Os funcionários são apaixonados por seu trabalho e sentem
uma conexão com a organização em que trabalham. São inovadores e
impulsionam a empresa;

ü Não envolvido – Após muitas tentativas esses funcionários desistem. Eles
fazem o que precisa ser feito, mas sem forte emoção ou espírito de equipe;

ü Inertes – São aqueles funcionários que fazem o mínimo e são bastante
restritos em ajudar os demais. Eles até tentam minar o que os outros colegas
mais engajados conquistam ou tentam desempenhar.

Diagnóstico – A parte alarmante é que o estudo mostra que cerca de
70% dos trabalhadores nos EUA não estão envolvidos no local de trabalho.
Isso significa que 7 de cada 10 funcionários estão desengajados ou mesmo
hostis em relação à empresa. Como sera que está no Brasil?

A Bain and Company conduziu uma pesquisa em que foram ouvidos 200 mil
funcionários de 40 empresas, de 60 países diferentes. Esta revelou essas três
tendências preocupantes em relação ao engajamento:

ü Quanto mais tempo os funcionários permanecem na
empresa, menor o engajamento. Os trabalhadores mais experientes
com o conhecimento mais profundo do processo da empresa foram tipicamente
os menos envolvidos;
ü Os funcionários da linha de frente são os menos engajados –
As pontuações de engajamento diminuem proporcionalmente ao nível
hierárquico, o que implica que a administração superior não reconhece a
insatisfação dos funcionários;
ü As vendas e o serviço mostram níveis mais baixos de
engajamento. É exatamente na linha de frente, onde está a
maioria das interfaces com os clientes que também se encontra a
maioria dos funcionários inertes.

A SpeakAp lista 10 passos para ser um líder de excelência e engajar seus
colaboradores:

  1. Definir expectativas claras – Os gerentes devem comunicar claramente aos
    funcionários quais são suas tarefas e quais as expectativas que eles têm para eles;
  2. Comunique-se de forma clara e constante – A parte mais importante do
    trabalho de um gerente é a comunicação efetiva. Certifique-se de que as informações sejam apresentadas de forma objetiva e periódica, com boletins e informativos. Faça
    perguntas e certifique-se de que você é entendido. Os funcionários devem saber como
    eles estão conectados à estratégia da organização e como eles podem agir para que
    avancem;
  3. Valorize o conhecimento e do talento dos funcionários. – Coloque
    holofotes nas habilidades, conhecimento e talento de cada um e crie, a partir de sua
    equipe, uma organização com funcionários altamente envolvidos. Comece pelos
    funcionários mais velhos. Eles têm muita experiência e conhecimento interno da
    empresa e podem ser de grande valia;
  4. Definir valores compartilhados – propósito não é só uma palavra que está
    super na moda. Sua equipe precisa disso, tanto quanto seus clientes. Crie um
    propósito comum, definindo claramente os valores emocionais e os porquês de
    desempenharem o trabalho. Dessa forma, você pode dar aos seus funcionários um
    significado para suas tarefas e trabalhar em direção a um objetivo comum;
  5. Concentre-se em seus clientes – O cliente deve ser o foco de toda empresa e
    não somente para quem está na linha de frente. Ao mostrar a importância de uma
    função isolada para o sucesso do todo, você consegue mobilizar e ganhar maior
    engajamento dos seus colaboradores. Do porteiro da fábrica ao presidente, todos tem
    um papel importante e único na no sucesso e reputação da empresa;
  6. Seu cliente pode motivar seus funcionários – Encontre cases com
    histórias de como o seu produto; serviço faz a diferença na vida de seus clientes e
    apresente aos seus funcionários. Use seus clientes para trazer a visão da organização
    à tona, olhando pelos olhos daqueles por quem seus funcionários trabalham para
    entregar um produto ou serviço de excelência;
  7. Ouça seus funcionários – As empresas criam muitos canais para falar com
    seus colaboradores, mas poucos canais efetivos para ouvi-los, principalmente os
    funcionários da linha de frente que são justamente aqueles que têm o melhor
    conhecimento do que precisa ser melhorado. Os gerentes precisam ouvir seus
    funcionários e remover as barreiras hierárquicas para oferecer o melhor serviço
    possível aos seus clientes;
  8. Encoraje a linha de frente resolver problemas – Os funcionários da linha
    de frente precisam ter a liberdade de resolver problemas no local, a fim de evitar que
    pequenas decisões fiquem paradas e gerem uma vivencia negativa para os clientes.
    Na maioria das vezes os clientes não gostam de sentir que estão falando quem não
    decide nada. Por outro lado, quanto mais o funcionário está engajado, mas ele terá
    condições de tomar essas pequenas decisões e se tiver dúvidas vai saber usar
    rapidamente os canais para obter feedbaks mais imediatos;
  9. Um bom líder permite erros – No Brasil existe um ditado popular que diz: “É
    preferível domar um boi bravo a ter que ficar cutucando uma mula empacada”. O que você prefere? Dar aos funcionários a oportunidade de desempenhar tarefas de
    diferentes maneiras levará à inovação e ao desenvolvimento individual. Dê subsídios e
    informação aos seus funcionários, para que possam mostrar possam alcancem a
    melhor performance. Fique preparado, pois só erra quem faz. E para este momento,
    esteja preparado. Seja bom ouvinte, bom conselheiro. Mas lembre-se, o sucesso do
    funcionário está começa na autoconfiança do líder;
  10. Compartilhar boas e más notícias – Encorajar o diálogo sobre questões
    difíceis mostra que nenhuma conversa está fora de contexto. Os problemas precisam
    ser abordados de forma aberta e transparente.

SpeakAP – Para melhorar esse engajamento, principalmente da linha de frente, conheça aplataforma de Comunicação Interna que ganhou este ano o disputado Premio de Inovação para o Varejo na Europa, a SpeakAp que já está disponível e totalmente adaptada a realidade das empresas brasileiras.

A Speakap tem inúmeras possibilidades e você ainda nem conhece.

Quer saber mais sobre a SpeakAp? solicite uma versão demo ou fale
diretamente com a Upsoul Consultoria que representa a plataforma aqui no
Brasil. Telefone – 11- 97378-3218/ 11 4367-2881

Ou Solicite uma reunião e uma versão demo da ferramenta de Comunicação ganhadora do Prêmio de Inovação para o Varejo 2017.

Saiba mais: A NRF e a Euroshop 2017 trouxeram vários cases de consumer experiense que a UpSoul reuniu em um e-book exclusivo. Baixe agora!

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alexandre

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