“Pensar fora da caixa” é uma expressão bem conhecida de todos, mas nem por isso praticada como deveria ser. No dia 16 de agosto, durante o Painel “Desenvolvimento Tecnológico e Inovação” da VII Semana Temática de Engenharia Civil e Ambiental (SeTEC), realizada na Poli-USP, o engenheiro Uirá Falseti, diretor da Upsoul Consultoria, lembrou em sua palestra do grande atraso tecnológico da construção civil e convidou os presentes – cerca de 80 alunos da Escola Politécnica e convidados – a justamente “pensar fora da caixa” e sair de sua “zona de conforto”, observando as tendências atuais no uso da tecnologia da informação – a chamada Construção 4.0.
O diretor da Upsoul destacou a importância da IoT (Internet of Things) e apresentou algumas soluções, como aplicativos para monitoramento de obras, realidade virtual para visitas técnicas, controles de acesso a canteiros por biometria, integração do BIM por tablets, soluções robóticas e impressão 3D para redução de formas, entre outros benefícios. “Esses exemplos são indicadores do que chamamos indústria 4.0, que por sua vez é um conceito que engloba as principais inovações tecnológicas. Esse conceito traz o contexto de uma nova revolução industrial, com fábricas inteligentes, causando um forte impacto para o setor”, afirma.
Em sua palestra, Falsetti lembrou que o atual atraso tecnológico do setor afeta diretamente o processo de produção, refletindo na produtividade e na qualidade das obras.
Segundo ele, a tecnologia da informação, com seus dispositivos e softwares de gestão, tem trazido soluções inovadoras para o projeto, para a execução e também para o controle das obras. Além dos benefícios técnicos e gerenciais, a interação entre engenharia e tecnologia torna o processo mais transparente e seguro, refletindo na melhoria do relacionamento com o cliente final. “O objetivo é ter foco no foco do cliente para agregar valor e contribuir para o crescimento do setor”, pondera Falseti. Para ele, processos digitalizados, comunicação real time, globalização e mobilidade integram novos conceitos de negócio e devem ser observados
pelo setor.
Outro paradigma a ser quebrado é o bloqueio que a engenharia tem em buscar inspirações em outros setores. Falsetti lembra que o universo do varejo, por sua velocidade em atender a seus clientes, traz diversos insigths tecnológicos que podem ser aplicados na engenharia. “Estar atualizado é sempre importante e explorar novos setores é essencial”, diz. Ele enfatizou que a Upsoul fornece consultoria personalizada para cada tipo de necessidade. “Nossa missão, como organização, é tirar a sua idéia ou monografia da estante e transformá-la em negócio”, disse à platéia.
* Se você deseja mais informações sobre o trabalho da Upsoul ou sobre as melhores tecnologias para seu negócio, entre em contato conosco!