O faturamento das lojas físicas dos Estados Unidos teve um aumento de 15% devido ao uso de tecnologias digitais, segundo o estudo da ReatilNext.com. Com o objetivo de não perder clientes para o e-commerce, os empresários investem na personalização de atendimento por meio de coleta de dados, ou seja, mapeiam áreas mais visitadas e aumentam sua interação com o público. Essa personalização ocorre por meio de sistemas de inteligência artificial e big data.
Foi desenvolvido um sistema de inteligência artificial baseado em modelos matemáticos que reconhece padrões de comportamento através de análise das variáveis do negócio. O sistema analisa previsão de vendas por loja, estoques, preço e grade de abastecimento, consolidados com dados externos como clima e índices econômicos, apontando itens que afetam os consumidores.
Existem redes que utilizam do sistema big data. Essa ferramenta executa um trabalho analítico e inteligente que coleta, armazena e interpreta um grande volume de dados, tais informações permitem que empresário tenha a oportunidade de reposicionar o seu direcionamento de vendas e também melhorar o seu sistema de logística, tornando assim o atendimento mais eficiente. A ferramenta permite verificar, também, o seu público de forma especifica, não só por região, mas também por poder de consumo, por hábitos e por idade o que deixa o empresário um passo à frente da sua concorrência.
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