Conectar pessoas é uma missão desafiadora, principalmente quando as relações humanas estão em transição e se adequando a um novo cenário digital. Há um choque de gerações, excesso de informação e estímulos que tem levado muitas pessoas a dispersão de um modo geral. Como ser efetivo em nossas comunicações? E o que as empresas estão fazendo para engajar seus colaboradores? Como tudo isso tem afetado a produtividade dentro das empresas?
O The Lounge Connectinhg People,– evento promovido pela Upsoul, em parceria com Thinkers, Thais Campas e Fonte11 Comunicação, no dia 20 de setembro, na sede da Remax Brasil –, trouxe para o debate essas questões e tentou responder a essas provocações por meio da Comunicação estratégica, soluções tecnológicas de Comunicação e de analises as micro-interações.
Comunicação Estratégica – A analista em comportamento humano e especialista em RH, Evelise Oliveira, abriu os trabalhos traçando uma linha do tempo e fazendo um comparativo entre as conexões antigas que fomentava uma comunicação muito mais formal e centralizada, com a era mobile que decentralizou tudo e tornou tudo mais informal.“Nas empresas, por exemplo, houve um tempo que as comunicações eram feitas por oficio e as pessoas tinhas receio de receber a ligação de um familiar e até pediam desculpas, atualmente as pessoas gastam bastante fazem negócios nas redes sociais e essas informações não são absolvidas na empresa. Além disso muitos funcionários perdem muito tempo nas redes sociais no período de trabalho. Isso com certeza compromete a produtividade”, explicou Evelise.
A especialista em RH explica ainda que uma boa solução para que as empresas aproveitem o melhor de seus funcionários e também desse movimento digital é criar canais e segmentar a Comunicação. “Se a empresa não cria canais formais, com certeza, os funcionários criarão, ou seja, um estudo realizado com as grandes empresas brasileiras mostrou que 40% delas já estabeleceram que a melhor maneira de engajar as pessoas é segmentando os processos de comunicação interna e a partir disso conseguir maior assertividade e com estratégias diferentes em cada atuação”, responde.
Micro-moment – As jornadas dos consumidores internos e externos estão cada vez mais ditando tendências e orientando o desenvolvimento e aprimoramento de novos produtos e serviços. Daí a importância que grandes incorporações tem dado as Startups, pois estas tem conseguido entregar valor rapidamente para problemáticas que dificilmente são resolvidos dentro de grandes empresas, cujos processos complexos já estão estabelecidos. De acordo, com a Ux/Cx estrategista, Thaís Campas, essas problemáticas são detectadas a partir das necessidades de iniciar e finalizar rapidamente uma função, ou seja os micro-moments, ou micro interações.
“O Uber, por exemplo, entregou muitas coisas que os taxistas não entregaram, como por exemplo, gentileza e transparência na relação. E nas nossas relações não há mais espaço para letras miúdas. Estamos vivendo a Uberização das coisas”, prevê Thais.
Ao final, a UpSoul fez uma apresentação da Speakap, uma ferramenta de comunicação interna, que ganhou o prêmio de inovação para o Varejo na Europa em 2017.
“As pessoas têm que ter em mente que em plataformas gratuitas, elas nunca serão o fim e sim o meio do processo”, Uira Falsetti, diretor da UpSoul.
Saiba mais sobre a ferramenta – Speakap