Muitos já devem ter questionado sobre as nomenclaturas e exigências do DATEC ou se depararam com algum comprador solicitando algum desses documentos. Mas o que eles são?
Mais do que nunca, atualmente estão sendo desenvolvidos diversos produtos inovadores com materiais e sistemas construtivos diferentes. Os produtos convencionais são os que possuem norma técnica, como é o caso das telhas de fibrocimento, blocos de concretos,… E possuem norma de produto e uma de instalação. Produtos inovadores não possuem normas técnicas, como é o caso das novas placas de vedação interna e externa, telhas com materiais diversos e alguns possuem norma de produto, mas não de instalação.
Neste contexto foi criado o SINAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica), com o objetivo de avaliar novos produtos utilizados nos processos de construção. Uma iniciativa de mobilização da comunidade técnica nacional para dar suporte à operacionalização de um conjunto de procedimentos reconhecidos por toda a cadeia produtiva da construção civil. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção é uma das entidades que constitui a Comissão Nacional do SiNAT (CN-SiNAT).
A DATEC é o documento de avaliação técnica, ou seja, é o documento que deve ser utilizado por quem busca avaliar seus materiais dentro de determinado métodos construtivos. Ele é o resultado dos ensaios realizados conforme a diretriz SINAT. Se o sistema construtivo ensaiado for aprovado conforme os requisitos requeridos, é então emitida a sua DATEC. A DATEC pertence à quem financiou sua elaboração.
Design Sprint na Construção
Por outro lado, tenho participado de algumas tentativas de novos conceitos de inovação aplicados ao setor da Construção junto com ARATAU MODULAR e FMGF como: Design Sprint, com teste de protótipos com usuários reais para obter feedback sobre as ideias sem grandes investimentos. Em poucos dias, um Design Sprint levando sua equipe à criação de um protótipo rápido que você pode testar com seus usuários e obter feedback imediato, melhorando o tempo e custo de desenvolvimento.
Open Innovation
Outro dia acompanhei também na empresa KINGSPAN ISOESTE a aplicação do conceito de Open Innovation na Indústria da Construção e como incorporar conhecimento externo na gestão da inovação. Para as empresas, a inovação aberta é uma forma mais lucrativa de inovar, porque pode reduzir custos, acelerar o tempo de entrada no mercado, aumentar a diferenciação no mercado e criar novos fluxos de receita para a empresa. Portanto, há muitas oportunidades para as empresas lucrarem com a inovação aberta.
O Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H) publica os novos Documentos de Avaliação Técnica (DATec) que já estão disponíveis na página pbqp-h.cidades.gov.br ou na página app.cidades.gov.br – Sistemas Inovadores. Nas mesmas páginas poderão ser consultados todos os DATecs em vigor.
Enfim, sem dúvida precisamos inovar! Conte conosco!! Afinal, o desenvolvimento bem-sucedido de novas ideias é crucial para que uma empresa seja capaz de melhorar seus processos! Trazer produtos e serviços novos e melhores para o mercado, aumentar sua eficiência e, o mais importante, melhorar sua lucratividade!
Saiba mais em: certificação-datec/ Construção Modular
#Desingsprint #openinnovation #Upsoul #arataumodular #Kinspan-isoeste #FGMF