A partir de 1º. de janeiro, teremos o início do novo governo, com um modelo de negócio mais liberal.
A melhoria do ambiente de negócios, a diminuição da presença do Estado na economia, a desregulamentação de alguns setores, a mudança nas leis trabalhistas, bem como a diminuição e simplificação da carga tributária, são alguns dos pilares que, acreditamos, sustentará a nova política econômica brasileira.
O desafio para o empresariado brasileiro passa a ser buscar novas percepções que sejam inspiradoras e relevantes para seus negócios.
Essa busca leva a um aumento na confiança na capacidade dele, como empresário, melhorando suas perspectivas de longo prazo e o conduzindo à tomada de decisões melhores e mais assertivas.
Nessa busca por novas percepções, identifico quatro frentes que recomendo serem analisadas:
1 – A ATUAÇÃO DA SUA EMPRESA
Como o setor em que sua empresa atua estará nos próximos 3 anos? E nos próximos 5 anos? Ela conseguirá manter minha competitividade com as atitudes que são tomadas atualmente?
2 – A CAPACITAÇÃO DA SUA EMPRESA
Tendo como base as novas perspectivas do seu setor de atividade, como sua empresa deve ser capacitada? Se nada for feito em relação a isso, qual será a posição competitiva futura da sua empresa no mercado?
3 – AS PERSPECTIVAS DE MERCADO E O IMPACTO NOS NEGÓCIOS
Como essas perspectivas irão impactar os clientes da sua empresa? Como será a jornada de compra deles? Os pontos de contato de sua empresa com seus clientes permanecem os mesmos? E como a sua empresa e seus produtos terão que se adequar à essa nova jornada? Ela possui uma estratégia omnichannel?
4- OS CONCORRENTES DA SUA EMPRESA
Quais concorrentes da sua empresa estão sendo bem sucedidos? Quais deles estão perdendo mercado? Quais as razões? Eles estão se atualizando tecnologicamente? E se sua empresa nada fizer e seus concorrentes investirem em inovação, qual vai ser o posicionamento de mercado do seu negócio daqui a 3 anos, daqui a 5 anos?
Mesmo que seja feito um diagnóstico, de nada ele irá adiantar se não forem tomadas ações visando a levar a sua empresa para um novo patamar. O dia a dia toma muito tempo do empresário – O URGENTE MATA O IMPORTANTE. Seu envolvimento com a operação muitas vezes impede você, como executivo, ter uma visão “fora da caixa”, identificando os fatores externos que estão impactando o seu negócio.
Organizações de grande porte sempre contrataram consultorias independentes para auxiliá-las em seu planejamento estratégico, desenvolvendo relacionamentos de longo prazo que as tornam, até mesmo, parceiros estratégicos de suas organizações.
Nesta última década, ocorreu um movimento bastante importante no mundo empresarial: surgiram as “consultorias-boutique”.
Com alto nível de capacitação técnica, mas menores, mais ágeis, com menores custos operacionais, as consultorias-boutique combinam conhecimento estratégico, análise rigorosa e profundo conhecimento dos setores de atuação onde são especialistas.
Essas consultorias-boutique passaram a disponibilizar, para pequenos e médios empresários, metodologias inovadoras, similares às utilizadas por grandes corporações. E a custos competitivos. Desta forma, os PEQUENOS E MÉDIOS NEGÓCIOS passaram a contar com profissionais que os auxiliassem na definição e suporte de ações estratégicas ou, até mesmo, promovendo um reposicionamento do seu negócio.
As GRANDES CORPORAÇÕES, por sua vez, também passaram a contratar essas consultorias-boutique para conseguirem realizar mudanças rápidas que o mercado atual está exigindo. As consultorias-boutique conferem, às grandes corporações, um novo nivel de agilidade e interação com novos ambientes de negócios onde as startups são as mais novas protagonistas. Essas consultorias-boutique passam a ser o ponto focal entre as startups e as grandes corporações. Além disso, elas são regularmente contratadas para desenvolverem estudos específicos de alta qualidade, mas sem o custo que as grandes consultorias costumam cobrar por estudos similares.
A questão que fica: como sua empresa está se preparando para esse novo ciclo de desenvolvimento?
Uirá Falseti
Palestrante, professor universitário e head de inovação na Upsoul Consultoria
Entenda como a Upsoul está ajudando as empresas a se posicionarem competitivamente nesse novo ciclo da economia brasileira. Mande um email para contato@upsoul.com.br ou entre em contato através de nosso canais no LinkedIn ou Facebook.