A realidade aumentada na construção pode parecer coisas do futuro ou mesmo uma despesa superficial, mas o que as empresas que já estão utilizando descobrem é que com a utilização de softwares e dispositivos wearables é que é possível reduzir custos e ganhar eficiência em campo. Alguns dos exemplos práticos de suas aplicações são medições precisas, visualização dos elementos antes mesmo deles serem instalados ou construídos e treinamento em campo para equipe, diminuindo os erros e aumentando a produtividade.
Como funciona a realidade aumentada?
A realidade aumentada é a incorporação de uma imagem gerada por computador com uma imagem real através de um dispositivo com câmera e tela. A imagem virtual pode sobrepor a imagem real, fazendo assim com que os colaboradores vejam realmente como o trabalho deve ser feito. Atualmente o Microsoft HoloLeans é o dispositivo mais utilizado, mas qualquer dispositivo com sistema operacional Android ou IOS também pode ser utilizado.
Aplicações reais da AR para construção
- Exibição real para os envolvidos no projeto: A realidade aumentada permite que a modelagem seja exibida em tamanho real para todos os envolvidos no projeto, desde os engenheiros, arquitetos e construtores, e assim eles podem acompanhar a evolução ao longo do tempo. A realidade aumentada pode ser utilizada para explicar completamente o edifício, ajudando a entender melhor todos os impactos das ações.
- Apresentando o projeto para clientes finais: A realidade aumentada permite gerar uma experiência de compra muito melhor para os clientes finais. Você pode facilmente substituir as maquetes pela realidade aumentada, e ainda mais, proporcionar uma experiência superior na visita a apartamentos decorados, onde o cliente pode imergir em diversas opções de configuração e decoração. Além disso, utilizando a realidade aumentada em conjunto com o BIM, as construtoras e empresas de arquitetura podem apresentar modelos funcionais aos seus clientes.
- Precisão em todas as medidas: Outra grande aplicação da realidade aumentada é a possibilidade de medir os espaços com mais precisão. A combinação da utilização de drones e realidade aumentada para fazer medições quase perfeitas do espaço com a utilização de um modelo de construção possibilitará aos engenheiros avaliarem o perfeito andamento do projeto.
- Realidade aumentada na obra: Durante a execução da obra, a realidade aumentada permitirá você ver exatamente como os elementos devem se encaixar, antes de serem montados ou transportados evitando assim retrabalhos desnecessários, o que gera uma economia de tempo e custos. O treinamento remoto de colaboradores, sem a necessidade de retira-los da obra também pouca recursos preciosos de tempo e dinheiro.
A Upsoul pode ajudar sua empresa a implementar soluções de realidade aumenta e IoT em sua construtora para proporcionar maiores ganhos e redução de custos. Para saber mais entre em contato conosco.
CLIQUE AQUI PARA RECEBER UM E-BOOK SOBRE REALIDADE AUMENTADA PARA SERVIÇOS