Nem todos os fatores estão disponíveis na Internet. A percepção do novo ambiente de negócios, feita
por especialistas do setor, oferece pontos de vista únicos.
Baseado em visitas técnicas realizadas em lojas dos Estados Unidos e Europa, bem como seminários que participamos na NRF 2017 e 2018 e na Euroshop, identificamos sete grandes tendências que estão impactando as lojas físicas em todo o mundo.
Os avanços tecnológicos e as mudanças de comportamento das pessoas estão exigindo uma releitura do varejo – e as lojas físicas em particular. E é preciso uma percepção muito clara de que as práticas que fizeram com que o negócio tenha sido bem sucedido no passado, não é um passaporte para um futuro de sucesso.
Dentre as diversas mudanças que estão mudando o modelo e negócio, pode-se destacar:
1. Queda no tráfego físico das lojas
Todos os estudos de mercado apontam: o número de pessoas que estão frequentando lojas físicas de todas as categorias está caindo ano após ano. E a principal causa apontada é a influência do mundo digital nas vendas físicas.
2. Volatilidade é o novo normal
O mundo atual está se reinventando continuamente. E as lojas físicas não poderiam deixar de seguir essa tendência. A necessidade de trazer novidades para seus clientes, surpreendê-los e,
ainda por cima, serem rentáveis, está exigindo um novo posicionamento delas.
3. Lojas com propósito
No modelo de negócio anterior, as lojas definiam o que queriam vender para depois irem ajustando a empresa para o produto vendido. Mas, agora, o fluxo se inverteu. As empresas definem o proposito, para, somente então, formatarem o modelo de negócio e o produto que desejam comercializar.
4. “Empoderamento” dos clientes e dos funcionários
Um fenômeno atrelado ao avanço da tecnologia foi o “empoderamento” dos clientes. A internet e as mídias sociais mudaram o equilíbrio no relacionamento do cliente com as lojas.
Além disso, exigem um novo tipo de funcionário os atendendo. Surge a figura do funcionário “emponderado”.
5. Personalização dos produtos
A tecnologia está permitindo o surgimento da personalização da produção em massa, gerando uma nova demanda nos consumidores. A experiência dos clientes nunca mais foi a mesma..
As lojas físicas estão tendo que fazer frente a isso, e estão inovando na maneira que ofertam os produtos e se relacionam com os clientes, aliando criatividade e tecnologia.
6. Experiência do consumidor na loja
Mais do que pontos de venda, as lojas estão passando a ser, cada vez, mais, pontos de experiência das marcas. Da oferta de um co-working a um café, uma ação junto à comunidade, oferta de cursos ou mesmo uma arquitetura arrojada, as lojas buscam, das mais diferentes maneiras, motivarem a visita de seus clientes e simpatizantes tornando-se, muitas vezes, verdadeiras atrações turísticas.
7. Tecnologia atrás do balcão, “emponderando” as lojas
A tecnologia está integrando lojas físicas, back office, suply chain e clientes de uma forma inédita, abrindo o horizonte para experiências nunca antes imaginadas. As tecnologias voltadas para a gestão de dados, controle de processos, monitoramento do tráfego de loja, realidade expandida e comunicação corporativa se destacam no universo de soluções.
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