Uma mudança comportamental significativa não acontece apenas por acaso – a única maneira de obter sucesso é se os novos hábitos combinarem com a cultura da organização e dos funcionários. E ninguém sabe disso mais do que os treinadores de Breaking Habits, que se especializam em comportamento entre pessoas, e já trabalharam com clientes como Heineken, Ikea e Shell.
O que o comportamento dos funcionários diz? Quais são as suas necessidades? O que o gerente acha? O que o cliente quer?
Como treinadora do Breaking Habits, Jovanka Hoeboer lida com essas questões diariamente. Em seu trabalho, Jovanka, pessoalmente, experimenta o que realmente está acontecendo no chão de fábrica. É por isso que pedimos a ela sua visão sobre comunicação, filosofia e outras questões importantes dentro de organizações (bem-sucedidas).
Breaking Habits – conte-nos sobre o que vocês fazem !?
“Sim! Atualmente, a equipe do Breaking Habits é formada por sete treinadores jovens e entusiastas. Cada um de nós está regularmente no campo para treinamento, e cada um de nós tem especializações e responsabilidades. Além de fornecer treinamento, eu também trabalho em gerenciamento de projetos em segundo plano Nosso principal negócio é fornecer treinamento para grupos de pessoas, geralmente de organizações e empresas muito diferentes “.
Como você faz isso?
“Acreditamos que cada pessoa age com boas intenções. No entanto, muitas vezes as pessoas estão muito focadas em pensar nos problemas. Além disso, a mudança é muitas vezes excitante e desejável para as pessoas. Entendemos isso e usamos isso por meio de nossas orientações. rompendo padrões antigos e aprendendo novos padrões. Nós nos esforçamos para tornar o aprendizado o mais tangível possível e conectar o treinamento a situações da vida real. Fazemos isso combinando formas clássicas de treinamento com formas mais inovadoras (como jogos, micro-aprendizados, digital, exterior e assim por diante). ”
Então isso significa que o foco está no comportamento das pessoas?
“Correto. Outra parte importante de nosso trabalho é, portanto, apoiar organizações em processos de desenvolvimento de funcionários. Apoiar funcionários, por exemplo, a lidar melhor com mudanças, melhorar a comunicação e a colaboração, formar uma visão ou missão compartilhada e criar clientes positivos. O contato real é sempre a base e o ponto de partida. ”
Contato real. O que é isso?
“O que muitas vezes vemos é que as pessoas não sabem o que podem esperar umas das outras. As expectativas muitas vezes não são expressas, por medo ou incerteza, ou simplesmente porque assumimos que a outra pessoa sabe o que é. Isso leva à distância, barulho e nenhum contato real. Isso resulta em cooperação desagradável e funcionários infelizes. Em nossos cursos de treinamento, encorajamos a expressão de expectativas, checando suas suposições e apenas para sermos geralmente curiosos um com o outro. Esse é o contato real. ”
Como você efetivamente estabelece contato?
“Temos métodos diferentes para isso. Um método que me entusiasma, por exemplo, é o modelo DISC. As letras, D, I, S e C representam quatro estilos de comportamento preferidos. Todos têm sua preferência na forma de comunicação. Quando uma pessoa, por exemplo, precisa de mais clareza e se concentra no resultado, a outra considera o detalhe necessário para chegar lá como mais importante. O modelo DISC ajuda a dar às pessoas uma visão de suas próprias preferências e das dos outros. melhor entender uns aos outros e se envolver na conversa: ‘O que você precisa de mim na colaboração, e como posso atender às suas necessidades sem me colocar de lado?’
Mesmo com clientes ou convidados, o contato real é a base da nossa própria empresa. Fazendo menos suposições e gerenciando e superando expectativas, você pode fazer a diferença “.
O que isso produz?
“Estimulamos ter contato real tanto internamente quanto externamente. Internamente, entre colegas no local de trabalho, para gerar muita energia nova. Externamente, para clientes ou convidados, para que as expectativas sejam superadas – ou em outras palavras, a experiência do cliente pode ser levantada de “apenas bom” ao efeito WOW! ”
No contexto das expectativas do cliente, fui informado de que você está realizando ‘visitas misteriosas’. Estou muito curioso sobre o que é isso!
“Certo! Em muitas das nossas trajetórias, visitas misteriosas são uma parte regular. Uma visita misteriosa (oculta) é realizada por uma pessoa (desconhecida para a empresa) que dá feedback sobre o serviço ao cliente da equipe, a experiência do cliente ou os temas que nós vemos da empresa. Os aprendizados que surgem disso garantem que tenhamos pontos de ação para focar e praticar durante o treinamento. As visitas misteirosa também oferecem a possibilidade de avaliar, no final do treinamento, se as lições realmente estão sendo aplicadas na prática , os aprendizados são elevados a um nível mais alto e a diferença pode realmente ser feita “.
E quanto à comunicação com organizações com funcionários que não são do escritório?
“Quando há pouco ou nenhum contato face a face entre os funcionários, os momentos de contato que existem – como ligar, enviar e-mails ou entrar em contato com outras plataforma de comunicação – tornar-se ainda mais importante. Para encontrar e envolver uns aos outros no trabalho e no processo, é importante manter contato uns com os outros e poder ajudar uns aos outros. Como você não pode verificar facilmente a reação da outra pessoa na comunicação digital, é muito importante ser claro e cuidadoso com o que você diz. As plataformas sociais para as empresas poderiam contribuir para uma comunicação mais eficiente e clara entre os funcionários.
Qual é o papel do (s) gerente (s) nos processos de desenvolvimento?
“O papel deles é extremamente importante! Eles são a pessoa designada para orientar e modelar o comportamento desejado. Uma mudança desejada permanecerá ou diminuirá com seus esforços. Frequentemente participam ativamente do processo, e a co-criação é voltada para os momentos em que seu papel é mais proeminente e quando eles também fornecem espaço para os funcionários.”
“” Como você pode verificar facilmente menos a reação do outro na comunicação digital, é extra importante ser claro e cuidadoso aqui. As plataformas sociais para as empresas podem contribuir para uma comunicação mais eficiente e clara entre os funcionários. “- Jovanka
” É necessária atenção específica para garantir que o novo comportamento de uma equipe ou organização realmente se mantenha. É sobre reter os resultados a longo prazo; a integração do novo comportamento nos processos de trabalho, rotinas, atividades cotidianas e na política da organização. Organizamos os resultados desejados no início e monitoramos durante e após o processo de mudança. Essa atenção específica garante que a inovação se adapte à visão e à política da organização e, durante o processo, permita que os funcionários se envolvam com o processo de mudança. Os gerentes também têm um papel exemplar nisso: comemorar os sucessos é importante para manter os resultados alcançados, por isso os encorajamos a fazê-lo.
“Obrigado, Jovanka!
Fonte: blog.speakap.com