Os funcionários não envolvidos estão custando muito às organizações, por duas razões: custos de rotação do empregado e perda de produtividade. O envolvimento dos funcionários é geralmente medido pela avaliação do esforço e do desempenho individual. Os funcionários altamente empenhados são mais esforçados e estão dispostos a investir mais de si mesmos em seus trabalhos,já os funcionários desengajados são menos produtivos e muito mais propensos a deixar a empresa.
De acordo com o Corporate Leadership Council no Reino Unido, os funcionários desengajados são muito mais propensos a deixar a empresa nos primeiros 12 meses (23% de probabilidade em comparação com menos de 1% entre funcionários altamente envolvidos). Em uma empresa com 1.000 funcionários, assumindo uma média de 15% dos funcionários desengajados, isso significa que 35 pessoas saíram em um ano. Isso equivale a quase US $ 158.000 em custos de rotatividade anualmente. Mas os funcionários desengajados que ficam na organização trazem custos ainda maiores!
A perda de produtividade através do desengajamento pode ser um assassino silencioso. Pode parecer que eles são apenas menos produtivos: menos inovação, menos acompanhamento, maior ausência, mas, de fato, os dados da pesquisa mostram que os funcionários desengajados custam em média 46% de seus salários em perda de produtividade!
5 passos para eliminar o desengajamento
Considerando que o alto custo que um funcionário desengajado gera, acompanhe os 5 passos parara eliminar o desengajamento:
1. Faça parte de algo maior
É importante mostrar aos funcionários a conexão entre o trabalho e o sucesso da empresa. Eles precisam sentir que seus esforços diários contribuem para as perspectivas e o sucesso financeiro de toda a organização.
2. Desenvolva seu funcionário
Se você deseja que os funcionários se envolvam na empresa, mostre-lhes que está comprometido com os funcionários, implementando um programa efetivo de desenvolvimento de carreira. Um exemplo é o banco First USA. Eles criaram uma cultura de desenvolvimento, aumentando a conscientização de oportunidades de carreira potenciais, auxiliando os funcionários em novas funções e equilibrando o desenvolvimento com as necessidades do negócio. Eles realizaram oficinas de desenvolvimento de carreira a cada mês para identificar lacunas de capacidade e iniciar o planejamento do desenvolvimento. Como resultado, os pontos de satisfação dos funcionários aumentaram 25% e a retenção de pessoal aumentou 39% (levando a economia de custo de reposição de US $ 1,5 milhão).
3. Incentivar comentários
Os funcionários não querem apenas trabalhar, eles também querem contribuir com suas idéias. Os funcionários da Frontline têm um conhecimento muito íntimo da empresa, particularmente quando se trata de clientes, processos internos e pipelines de vendas. Os seus comentários honestos podem melhorar o desempenho e contribuir com a inovação. Conversas reais, abertas e honestas com a equipe mostram um nível de respeito mútuo e contribuem para a produtividade geral da empresa.
4. Definir objetivos de desempenho
Os funcionários da Frontline precisam ter uma compreensão clara das expectativas que a empresa tem para eles e como seu desempenho será medido. As expectativas de trabalho claramente definidas podem levar a um aumento substancial do envolvimento dos funcionários. Os projetos devem ser divididos em componentes gerenciáveis e os trabalhadores precisam entender completamente o propósito de suas ações. Se os funcionários sabem como ter sucesso, seu compromisso aumentará significativamente.
5. Criar uma cultura de respeito
Um nível igual de respeito entre o empregado e o empregador é a base para o alto envolvimento dos funcionários. Desta forma, o empregado está mais inclinado a se comprometer plenamente com a organização. Propostas de valor claras e um ambiente de trabalho positivo são essenciais para aumentar o engajamento.
Você pode aumentar o envolvimento dos seus funcionários com a ferramenta que ganhou o Premio de Inovação para o Varejo da Europa em 2017, e o melhor é personalizado para a sua empresa!