2020 foi um grande ano de mudanças. A COVID-19 provocou impactos nunca vistos no segmento. Apesar dos desafios sem precedentes trazidos pela pandemia, o setor odontológico está se ajustando ao choque da pandemia, demonstrando sua resiliência, identificando uma variedade de novas oportunidades de melhoria nos negócios.
Antes de destacarmos algumas dessas oportunidades, vamos recapitular como a pandemia global COVID-19 afetou a indústria odontológica e o que os dentistas devem ter em mente se quiserem implementar qualquer uma dessas tendências.
Quando o surto COVID-19 ocorreu pela primeira vez, em 2020, muitos consultórios odontológicos foram forçados a fechar. No entanto, muitos deles conseguiram reabrir. A maioria dos consultórios odontológicos já tinha precauções / protocolos significativos em vigor no tratamento de pacientes, incluindo acesso a equipamentos de proteção individual (EPI). Apesar disso, a insegurança sanitária provocada pela COVID continuou afastando clientes, assim como impactou negativamente nos gastos odontológicos realizados por eles em geral. Dados da American Dental Association – ADA – estimam que os gastos odontológicos em 2020 caíram 20% e cairão mais 20% em 2021.
Apesar da COVID, existem algumas tendências positivas ocorrendo na área odontológica.
Vamos dar uma olhada em 7 tendências que estão impactando a indústria odontológica neste momento.
1 – Segurança sanitária – A pandemia fez com que os consumidores adotassem um novo grau de exigência. E a segurança sanitária está sendo um fator crítico de sucesso na captação e manutenção de clientes.
2 – Omnichannel – Proporcionar uma experiência de consumo única dos seus produtos e serviços, não importando por qual canal seu cliente está acessando, é a última tendência mundial.
3 – Consumer experience – Fornecer serviços de alta qualidade aos pacientes em um ambiente confortável e relaxante. Os dentistas passarão mais tempo com o paciente e oferecerão atendimento personalizado às suas necessidades específicas.
4 – Ferramentas de CRM de última geração com Inteligência Artificial– Fundamental para suportar estratégias de personalização de atendimento, essas ferramentas também colaboram para estratégias de microsegmentação do marketing, prática de marketing preditivo e gestão das atividades de marketing, em tempo real
5 – Odontologia emocional – Um conjunto de técnicas e abordagens com foco no aspecto mental de se submeter a procedimentos odontológicos importantes.
6 – Impressão 3D – Pode-se criar dentaduras, coroas etc. personalizadas em minutos, em vez de dias / semanas. É uma tendência que deve aumentar pois tem potencial para ser usada em soluções odontológicas de curto e longo prazo.
7 – Laser – Com a tecnologia a laser, o dentista diminui a necessidade de suturas, pode eliminar cáries com pouca ou nenhuma dor, pode matar bactérias na cavidade e diminuir as chances de complicações e infecções. Por outro lado, os pacientes sentem pouca ou nenhuma dor e terão processo de cicatrização mais rápido.
Como você pode ver, há um movimento positivo no setor odontológico.
Mesmo que as vacinas COVID-19 tenham começado a ser aplicadas, o dentista e consultórios odontológicos ainda devem ser cautelosos no tipo de investimentos feitos em 2021.
Se você é um dentista ou consultório odontológico procurando reposicionar seu negócio e deseja implementar qualquer uma dessas tendências da indústria odontológica, certifique-se de analisar qual seria a mais benéfica e econômica e que seja feita uma implementação sob medida para o seu negócio.
Para saber mais sobre como a Upsoul pode ajudar sua organização odontológica, entre em contato com um de nossos especialistas hoje CLICANDO AQUI