Existe uma discussão em curso sobre como os funcionários devem se comportar e como eles realmente devem se envolver mais na organização. Mas na maioria das vezes, não é culpa do empregado, os líderes da empresa podem e devem fazer muito para envolver com sucesso seus funcionários.
Gerentes e Executivos são responsáveis por envolver e desafiar seus funcionários.Eles devem dar-lhes tarefas que são adequadas às suas habilidades individuais, para que o empregado possa se sentir satisfeito e preenchido no local de trabalho. Os funcionários envolvidos têm um impacto direto no desempenho geral e na força de uma empresa.
Número alarmante de funcionários não engajados:
De acordo com o 2013 Gallup “State of the Global Workplace”, existem três tipos de envolvimento de funcionários.
Envolvidos: os funcionários são apaixonados por seu trabalho e sentem uma conexão com a organização em que trabalham. São inovadores e impulsionam a empresa.
Não envolvido: esses funcionários desistiram. Eles fazem o que precisa ser feito, mas sem forte emoção ou espírito. Eles compõem a maioria adormecida.
Desativado ativamente: os funcionários fazem o mínimo e são bastante miseráveis.Eles até tentam minar o que os outros colegas mais engajados conseguiram.
A parte alarmante é que o estudo mostra que cerca de 70% dos trabalhadores nos EUA não estão envolvidos no local de trabalho. Isso significa que 7 de cada 10 funcionários estão desengatados ou mesmo hostis em relação à empresa.
Um Netsurvey conduzido pela Bain and Company, questionando 200 mil funcionários de 40 empresas em 60 países revelou essas três tendências preocupantes em relação ao engajamento:
Quanto mais tempo os funcionários permanecem na empresa, menos estão envolvidos. Os trabalhadores mais experientes com o conhecimento mais profundo do processo da empresa foram tipicamente os menos envolvidos.
Mais desengajamento na linha de frente. As pontuações de engajamento diminuem nos níveis mais baixos de uma empresa, o que implica que a administração superior não reconhece a insatisfação dos funcionários da linha de frente.As vendas e o serviço mostram os níveis mais baixos de engajamento na linha de frente, onde a maioria das interações com os clientes ocorrem, os funcionários parecem estar muito desativados.
Para atingir o objetivo do alto envolvimento dos funcionários, há 10 passos que você pode assumir como líder.
1. Definir expectativas claras
Os gerentes devem comunicar claramente aos funcionários quais são suas tarefas e quais as expectativas que eles têm para eles. Um bom líder deixará os indivíduos para decidir como atender a essas expectativas.
2. Comunique-se de forma clara e constante
A parte mais importante do trabalho de um gerente é a comunicação efetiva.Certifique-se de que as informações sejam apresentadas de forma regular, usando memos, boletins informativos e sessões de treinamento. Faça perguntas e certifique-se de que você é entendido. Os funcionários devem saber como eles estão conectados à estratégia da organização e qual parte eles jogam a cada passo do caminho.
3. Se Beneficie do conhecimento e do talento dos funcionários.
Toque no pool de conhecimento e talento para criar uma organização com funcionários altamente envolvidos. Especialmente os funcionários mais velhos têm muita experiência e conhecimento interno da empresa e podem ser de grande benefício.
4. Definir valores compartilhados
Crie um propósito comum definindo claramente a experiência emocional desejada que você deseja fornecer aos seus clientes. Dessa forma, você pode dar aos seus funcionários um significado para suas tarefas e trabalhar em direção a um objetivo comum.
5. Concentre-se em seus clientes
Para os funcionários da linha de frente, é absolutamente claro que o cliente vem em primeiro lugar, mas essa visão deve ser realizada em toda a organização. Mostre todos os seus funcionários como eles estão afetando e apoiando o cliente e dar ao seu trabalho um propósito mais elevado através disso.
6. Promover a visão da sua empresa através dos clientes
Use seus clientes para trazer a visão da organização à vida, encontrando histórias de como seu produto melhorou a vida de seus clientes.
7. Ouça seus funcionários
Os funcionários da linha de frente têm o melhor conhecimento do que precisa ser melhorado. Toda organização tem problemas e precisa de consertos e as pessoas que lutam com eles sabem melhor o que não está funcionando. Os gerentes precisam ouvir seus funcionários e remover as barreiras hierárquicas para oferecer o melhor serviço possível aos seus clientes.
8. Deixe a linha de frente resolver problemas independentemente
Os funcionários da linha de frente precisam ter a liberdade de resolver problemas no local, a fim de evitar o erro e, posteriormente, experiências negativas dos clientes.
9. Falha no abraço
Um bom líder permite erros. Dar aos funcionários a oportunidade de abordar tarefas de diferentes maneiras levará à inovação e ao desenvolvimento individual. Como Thomas Edison disse: “Eu não falhei, acabei de encontrar 10 mil maneiras que não funcionam”.
10. Compartilhar boas e más notícias
Encorajar a conversa em questões difíceis mostra que nenhuma conversa está fora de lugar e os problemas precisam ser abordados de forma aberta e transparente.
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